Assinar
Anadia // Bairrada  

JSD de Anadia propõe medidas que visam melhorar o ensino

A JSD Anadia, liderada por Henrique Fidalgo, vai apresentar no próximo Congresso da JSD Nacional, a realizar nos dias 14, 15 e 16 dezembro, em Fátima, duas medidas muito concretas que visam melhorar o sistema de ensino em Portugal, nomeadamente a introdução da disciplina de Educação e Empreendedorismo no ensino secundário, assim como de estágios obrigatórios para todos os cursos universitários, a começar desde 1.º ano.
A JSD Anadia apresenta a intenção de incluir a disciplina de Educação e Empreendedorismo nos planos curriculares a partir do 3.º ciclo. Em termos práticos, a disciplina contaria para a média do aluno; dividida pelos três anos do ensino secundário; composta por uma forte componente prática; com uma íntima ligação à comunidade envolvente, através de projetos com aplicação local/municipal; professores com presença ativa no mercado de trabalho (empresários, governantes, etc) e estágios profissionais obrigatórios em todos os cursos superiores.
“A distância que existe entre um banco da universidade e o mercado de trabalho é abismal”, refere a JSD de Anadia, na medida em que tem consciência de que a “maior parte dos recém-licenciados sai do ensino superior a achar que não estão preparados para começar a trabalhar no dia seguinte”.
Cientes de que o Ensino Superior está desequilibrado, orientado para dar uma maior ponderação à componente teórica em detrimento da componente prática, defendem a existência de estágios, a começar desde o 1.º ano.
“O curriculum de um estudante universitário tem que começar a ser construído no primeiro dia em que entra na instituição. As empresas/instituições/entidades, através da aplicação desta medida, podem começar a conhecer de forma prática os seus potenciais futuros quadros, conseguindo retirar inúmeras vantagens desta realidade”, dizem, destacando: “o estudante universitário de manhã está na empresa/instituição/entidade para à tarde partilhar o que viveu com a sua turma e com o professor.”