Assinar


Águeda // Anadia // Aveiro // Bairrada // Cantanhede // Ílhavo // Mealhada // Oliveira do Bairro // Região // Vagos  

ALERTA DE MAU TEMPO

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) anunciou o estado de alerta mais baixo para 11 distritos devido a um agravamento das condições meteorológicas a partir da tarde de hoje e durante o dia de sexta-feira.

Em comunicado citado pela Lusa, a ANPC informou que o Sistema Integrado de Operações de Socorro passa a estar no Estado de Alerta Especial, nível azul, para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro entre as 13:00 de hoje e as 23:59 de sexta-feira.

O nível azul é o mais baixo de quatro níveis de alerta, que integra o amarelo, o laranja e o vermelho, por ordem crescente de gravidade.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje os distritos de Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro e a costa norte do arquipélago da Madeira sob aviso laranja (entre as 18:00 de sexta-feira e as 05:59 de sábado) devido à previsão de forte agitação marítima com ondas entre os cinco e os sete metros.

Estes seis distritos vão estar também sob aviso amarelo (entre as 12:00 de hoje e as 23:59 de sexta-feira) devido à previsão de aguaceiros, que poderão ser por vezes fortes e acompanhados de trovoada e vento forte.

Sob aviso amarelo estão também os distritos de Viana do Castelo, Vila Real, Braga, Porto, Aveiro, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Évora devido à previsão de aguaceiros que poderão ser por vezes fortes, granizo e trovoadas, vento forte e queda de neve acima dos 1.400 metros baixando a quota para os mil metros.

O aviso amarelo para estes distritos vai estar em vigor até às 23:59 de sexta-feira.