Assinar


Aveiro // Bairrada // Oliveira do Bairro // Palhaça // Região  

“Paixão de Cristo” volta a subir ao palco esta Quaresma

A “Paixão de Cristo” volta a mobilizar, este ano, mais de uma centena e meia de pessoas na Paróquia da Palhaça, Diocese de Aveiro, para apresentar em palco, dentro da igreja paroquial local a encenação das últimas horas da vida de Jesus, nos dias 9 e 10 de março.

O projeto, que sob o mote Missão 2013 vem sendo preparado e vivido localmente há quatromeses, “pretende envolver, superar e surpreender relativamente ao ano anterior, a partir de uma nova cenografia e alguns ajustes à dramatização, tendo presente o possível alcance de público desta temporada”. A peça tem este ano o privilégio de ser uma das propostas da Diocese para a Quaresma, no âmbito da Missão Jubilar, imediatamente a seguir à estreia local, integrando o programa cultural no fim de semana de 16 de março, no Centro Cultural de Ílhavo.

A encenação resulta de uma adaptação do texto “Renovação dramática do mistério de dor do Senhor Jesus Cristo” do Padre Miguel Gregório SS, da Comunidade Salesiana, onde “sobressai o lado mais amoroso e terno do Cristo que dá a sua vida pela humanidade e convoca os seus discípulos ao anúncio, naquele tempo como hoje” (Encenador Prof. Fernando Neves). A dramatização das últimas horas da vida de Jesus, decorre em 6 atos, conta com a participação de cerca de 70 personagens e tudo o que compõem a peça, resulta de um trabalho comunitário coordenado e interpretado pela comunidade local, desde a produção do cenário à presença online (através do site do projeto), passando pela criação do guarda-roupa, caracterização, adereços, trabalho de encenação e posteriormente a montagem de palco dentro da igreja.

Depois do sucesso obtido pelo projeto no ano passado, com três apresentações esgotadas (1500 espetadores), uma delas no Teatro Aveirense, a comunidade paroquial da Palhaça entusiasmou-se ainda mais em torno desta Missão 2013 para cumprir os objetivos a que se propõe desde o ano passado: mobilizar a comunidade paroquial local, evangelizar e aprofundar da vivência da mensagem da peça e consolidar de uma proposta cultural sustentável de âmbito religioso com fins beneméritos. Em 2012, as 3 apresentações esgotadas permitiu à paróquia arrecadar cerca de 4.900 euros de receita para o Espaço Vida, equipamento social que prestas serviços à comunidade num conjunto diversificado de valências de condições excelentes e ímpares na Vila da Palhaça.

A um mês da estreia da nova temporada, ensaios e cenário entram na reta final de preparação, enquanto a venda dos arranca já este fim de semana (9 e 10 de fevereiro).