Assinar
Anadia // Bairrada  

Confraria do Leitão: Encontro Internacional de Confraria, dias 23 e 24

A Confraria Gastronómica do Leitão da Bairrada realiza nos próximos dias 23 e 24 de março, o IV Encontro Internacional de Confrarias da Bairrada.
Este ano, o evento terá lugar no Aliança Underground Museum, em Sangalhos, podendo reunir mais de 60 confrarias e um total de mais de 300 confrades, incluindo delegações estrangeiras
O programa do encontro é, segundo a direção da Confraria “aliciante”, mas tem elevados custos que esta associação não quis que fossem totalmente suportados pelos convidados que já pagam 40 euros. Contas feitas pela Confraria os custos, destes dois dias dedicados ao Leitão, rondam os oito mil euros: mil para o entretenimento dos dias 23 e 24; quatro mil euros para a exclusividade do Aliança Underground Museum, bebidas e aluguer do espaço e três mil euros inerentes à fabricação de um monumento metálico alusivo ao Leitão (Afirmação) para implantar numa das rotundas do concelho.
Um montante elevado que leva a Confraria a pedir a colaboração ao município de Anadia, até porque como se sabe a Confraria defende aquela que é uma das 7 maravilhas da gastronomia portuguesa, “o Leitão”, mas também toda uma região.

Monumento. Segundo conseguimos apurar, esse monumento poderá ter como destino a Rotunda em Sá, Sangalhos (à entrada/saída da variante à EN 235). Para já, sabemos que a localização exata ainda não está definida até porque a colocação do monumento implica uma autorização da Câmara e das Estadas de Portugal. Contudo, era vontade da Confraria proceder à sua inauguração no segundo dia do evento, 24 março, pelas 17h.
Na última reunião e Câmara, o executivo anadiense decidiu comparticipar o evento com um pequeno subsídio de mil euros.

Iniciativas previstas para 2013. A Confraria tem, para este ano de 2013, previstas a realização de algumas ações, tanto ao nível nacional, como internacional pelo que apelou ao executivo anadiense para que apoio financeiramente as mesmas.
Para já estão calendarizadas o VII Capítulo da Confraria, a 9 de março; Encontro Internacional de Confrarias na Bairrada, a 23 e 24 março; continuação da edição da revista “O Leitão da Bairrada”; criação de um monumento alusivo ao Leitão a colocar numa rotunda do concelho de Anadia; Noites da Confraria, subordinadas aos temas: Fado, Espumante e Queijo; ações de promoção em feiras de gastronomia a nível nacional.
Sublinhe-se ainda que só no ano de 2012, as Noites da Confraria permitiram a entrega de 6.260 euros a instituições de solidariedade social.
Apesar do apelo a um apoio mais efetivo por parte da autarquia, o executivo anadiense entende que os apoios e subsídios a conceder às ações e iniciativas que a Confraria venha a desenvolver, serão analisados caso a caso, evento a evento.
CC