Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Derrocada da Cerâmica Rocha acaba no tribunal

O deputado do CDS/PP, André Chambel, anunciou, na última sexta-feira, durante a Assembleia Municipal, que vai apresentar uma queixa no Ministério Público contra a Câmara Municipal, por esta ter deixado ruir a Cerâmica Rocha. O avançado estado de degradação da Cerâmica Rocha, para onde estava projetada a construção do futuro Museu de Olaria e Grés, foi dado a conhecer pelo JB.
André Chambel defende que a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro deverá ser responsabilizada “por negligência atentatória do bem público”, nomeadamente “por falta de monitorização do estado de estabilidade e conservação dos edifícios; falta de intervenção dos serviços municipais no sentido de permitir uma maior estabilidade aos edifícios; vedação negligente do recinto, permitindo a vandalização do imóvel e do seu conteúdo e que, apesar de toda a propriedade ser património municipal, se verifica que no mesmo residem grupos de indivíduos sem autorização para tal”. Indivíduos que, segundo André Chambel, utilizam a madeira da própria Cerâmica Rocha para consumo próprio sem autorização para o efeito”.
O centrista recordou que já tinha avisado numa anterior Assembleia Municipal que “se alguma coisa acontecesse à Cerâmica Rocha por inépcia da câmara, apresentaria uma queixa no Ministério Público”. “Prometi que iria participar ao Ministério Público, e por isso farei chegar cópia da queixa ao presidente da câmara, para que não diga que os autores são anónimos”.
O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Mário João Oliveira, disse estar habituado a que não se faça nenhuma obra no concelho sem que os assuntos passem pelo tribunal.