Assinar
Atletismo // Desporto  

ADREP domina Quilómetro Jovem Distrital

A ADREP dominou, de forma clara, a edição 2013 do Km Jovem Distrital. A principal competição distrital, em pista, para os escalões formação, que desta vez teve como palco a novíssima pista de Vagos, no sábado, 27 de abril. Individualmente, a equipa da Palhaça esteve representada em três dos seis pódios em disputa. E, coletivamente, foi a única equipa distinguida nos dois setores: masculino (1.º) e feminino (2.º).

Numa manifesta demonstração da sua atual profundidade, a ADREP garantiu pódios nas três categorias em disputa. Em infantis, João Pedro foi protagonista, ao conquistar o lugar mais alto do pódio, em 3m10s. O jovem atleta “palhacense” liderou a prova do início ao fim, mas marcou a diferença com um ataque determinado, à entrada da última volta, que deixou para trás toda a concorrência.

Outra medalha de ouro, para a ADREP, foi garantida em juvenis femininos. Depois de resistir a várias ameaças, que foram partindo das suas concorrentes, Carla Reis manteve-se sempre na frente, de uma corrida extremamente tática, e respondeu, à entrada da reta da meta, com uma ponta final determinada que lhe valeu a vitória.

Já em iniciados masculinos, José Barbosa esteve próximo de conquistar também ele a medalha de ouro, depois de travar ao sprint uma luta cerrada com o seu mais forte opositor, acabando por ser o segundo mais rápido a cortar a meta.

Estes feitos contribuíram de forma determinante para o domínio coletivo da ADREP, nesta competição. No sector masculino, a equipa da Palhaça alcançou mesmo a vitória, fruto das pontuações de João Pedro (1º, infantil), José Barbosa (2º, iniciado) e Telmo Nascimento (8º, juvenil). Enquanto no sector feminino, a ADREP foi a segunda melhor equipa, ficando com o lugar de prata, com os contributos de Luísa Pereira (4ª, infantil), Océane Conceição (7ª, iniciada) e Carla Reis (1ª, juvenil).

A competição em si ficou fortemente marcada, pela negativa, pelo vento intenso que se fez sentir. Um aspeto que afetou, de forma determinante, as marcas finais de todos os atletas. A ADREP foi claramente a melhor equipa do distrito, no geral dos dois sectores (masculino e feminino), mas dificilmente poderá competir, ao nível dos registos finais, com equipas da maioria dos outros distritos, que disputaram as suas fases distritais um fim de semana antes, com condições climatéricas claramente mais favoráveis.

Quarteto medalhado no Olímpico Jovem das Beiras

No feriado de 25 de Abril, os mais jovens atletas da ADREP também brilharam na Seleção de Aveiro que disputou, em Seia, o Olímpico Jovem das Beiras. João Pedro, entre infantis, conquistou a medalha de bronze nos 1000m, com um novo recorde pessoal (3m00s).

Precisamente o mesmo metal garantido pela iniciada, Elisama Silva, 3.ª classificada no lançamento do disco.

Ainda medalhadas, foram as infantis Mafalda Rodrigues e Micaela Nascimento, ambas integradas na estafeta aveirense que foi a 2.ª mais rápida, dos 4x60m. As duas atletas bateram ainda os respetivos recordes pessoais, na corrida individual de 60m, ambas com 8s92.