Assinar
Anadia // Bairrada  

Sangalhos:Restauro Igreja Matriz ultrapassa 35 mil euros

O restauro da Igreja Matriz de Sangalhos ultrapassa os 35 mil euros. As obras, que podem ser iniciadas durante o mês de junho, podem prolongar-se por dois ou três meses, e vão pôr cobro a um grave problema de infiltrações e humidade que está a degradar os altares em talha dourada este centenário templo.

Degradação evidente. Embora a Igreja, datada do século XVII, tenha na década de 80 do século XX sofrido um restauro completo, com recuperação de todos os altares em talha dourada e mais recentemente, na década de 90, também do século XX, sido alvo de uma pintura exterior e limpeza da pedra exterior, a verdade é que são visíveis os efeitos do tempo, da má impermeabilização e das infiltrações. “A cara da Igreja já foi lavada, mas os problemas de fundo não foram debelados”, acrescentou.
Para o Padre Manuel Melo esta é uma obra urgente e que há muito se impunha: “não podemos permitir que outro inverno rigoroso continue a provocar estragos na Igreja Matriz”.
Por isso, a obra, que já foi adjudicada a uma empresa da freguesia, visa rever o telhado do templo, substituir os rufos, assim como o beiral, uma vez que existem dois beirais sobrepostos que estão a causar graves problemas de infiltrações, lavar e retificar a pedra exterior, com impermeabilização da mesma, retificação das paredes exteriores e pintura.
Por outro lado, será ainda inspecionado e recuperado o telhado da casa mortuária, sacristia e sanitários. O pároco da freguesia confirma que o temporal de janeiro pôs a descoberto várias fragilidades do templo, para além de ter causado e agravado os danos.

Apelo à solidariedade e generosidade. Para fazer face a tão avultada obra, o padre Manuel Melo espera poder contar com a colaboração da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal de Anadia, já contactadas.
Durante a intervenção todos os espaços estarão abertos e a funcionar normalmente até porque as obras são todas ao nível do exterior.
Ciente de que os paroquianos atravessam um período de grandes dificuldades sócio-económicas acrescenta que desta feita não vai ser pedida a colaboração da população, pois esta ainda agora foi chamada a ajudar para as obras da residência paroquial. Contudo revela que em setembro, após as férias, a Igreja vai organizar dois ou três eventos para angarição de fundos para a obra, devendo aí a população ser chamada a colaborar.

Catarina Cerca
catarina@jb.pt