Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Geminação Lamballe – Oliveira do Bairro faz 15 anos

As comemorações do 15º aniversário da Geminação Oliveira do Bairro – Lamballe decorreram no passado fim de semana, 28 a 30 de junho, em Lamballe.
Uma comitiva de 54 oliveirenses, em representação da Câmara Municipal e do Comité de Geminação, a que se juntaram elementos da ADASMA, da companhia de teatro Viv’Arte, Cantares Populares de Bustos, representante dos Escuteiros do concelho, que iniciou os contactos para uma futura geminação com os seus congéneres de Lamballe e representantes do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro e do IPSB – Colégio Frei Gil, foi recebida pelo comité da geminação que promoveu um concurso de montras nos espaços comerciais da cidade sob o tema: Portugal.

Receção. Na sexta-feira, a comitiva portuguesa foi recebida de forma calorosa num jantar à moda da Bretanha, que contou com a animação do grupo folclórico local “Les Gastadours” e do Grupo de Cantares Populares de Bustos.

Animação. No sábado, o Grupo de Cantares Populares de Bustos animou vários espaços comerciais da cidade de Lamballe, durante a manhã, a que se juntou, na parte da tarde, o grupo de teatro Viv’Arte para alguns espetáculos de rua. Às 17h aconteceu o momento mais solene de todas as comemorações, com uma cerimónia oficial, que decorreu no novo salão do Conselho Geral da Comunidade de Lamballe, onde foram lembrados os principais intervenientes desta Geminação, desde o seu início.
Na mesma ocasião, foram também lançados vários desafios para o futuro. Discursaram o presidente do Comité de Geminação de Lamballe, Jean-Yves Richard; a presidente do Comité de Geminação de Oliveira do Bairro, Laura Pires; o Presidente da Assembleia Municipal de Oliveira do Bairro, Manuel Nunes; o Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Mário João Oliveira; o presidente da Câmara de Lamballe, Louis Loic Cauret e, a encerrar, o ex-Vice-Cônsul de Portugal em Nantes, Antero Aires.

Espetáculo. O último dia, domingo, começou com uma visita de barco à região de Saint Malo e Dinan, uma cidade fortificada de grande imponência e uma das mais belas cidades medievais de França, terminando com um espetáculo fantástico de apresentação da cultura oliveirense, que contou com a atuação dos Cantares Populares de Bustos e do grupo de teatro Viv’Arte, finalizando a noite com um grupo de fados.
Laços. Para Mário João Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, que liderou a delegação oliveirense, tratou-se de uma viagem “que fortaleceu ainda mais os laços que nos ligam a esta comunidade amiga de Lamballe, que nos recebeu de braços abertos e manifestou em cada palavra e em cada gesto, uma vontade enorme em reforçar o forte vínculo já existente”. “É essa também a nossa vontade e tudo faremos para que esta geminação se mantenha forte e ultrapasse, cada vez mais, as fronteiras das entidades oficiais, criando uma rotina de intercâmbios escolares, empresariais e culturais que criem mais valias para ambas as partes”, referiu.