Assinar


Desporto // Futebol  

Hipóteses & Certezas

OBSC
Assegurados que estão 11 reforços, como demos conta na nossa última edição, mais dois jogadores estão na calha para vestirem a camisola dos bairradinos. Diogo, guarda-redes, que na última época defendeu as cores do Águas Boas e o defesa central Nelson Reis (ex-Anadia) que, a consumar-se a sua aquisição, será um regresso ao Clube.
Cílio Souza, que ainda não acertou com o Clube, poderá estar a caminho do Gafanha.

AD OIÃ
Depois de um ano sabático (subiu o Fermentelos da segunda para a primeira divisão na época 2011/2012), Mico está de regresso ao futebol, sendo o treinador escolhido para treinar o Oiã, na 2.ª Divisão da AFA. Varalonga (ex-Fermentelos), Nakata (ex-Mourisquense), Rocha (ex-Valonguense) e Paquete (regresso à competição) são algumas das novidades do plantel, cujo objetivo passa por lutar pelos lugares cimeiros, não sendo de descartar uma possível subida de divisão, falhada na época passada. Celestino Vicente continua na presidência.

MAMARROSA
Alfredo Neves vai continuar como treinador do Mamarrosa. A planificação do novo plantel já está em marcha, num Clube que continua a ser liderado por Carlos Rocha. Fazer melhor do que o 12.º lugar da época passada no distrital da 2.ª Divisão, é o objetivo.

FAMALICÃO
O Atlético Clube de Famalicão, na época que vai competir no principal escalão do futebol distrital aveirense, conta com os seguintes reforços: Calim e Valter (ambos ex-Anadia). Leandro e Mané (ambos ex-juniores do Anadia).

MEALHADA
Na única lista a sufrágio, o Grupo Desportivo da Mealhada tem nova Direção encabeçada por Luís Oliveira (Licas), antigo líder da Comissão Administrativa. Os novos elementos foram eleitos por unanimidade para um mandato de dois anos.
Quanto ao plantel dos seniores ainda está em construção, mas não deve fugir muito ao do ano passado, restando resolver a situação de alguns jogadores com “mercado”. As entradas serão basicamente dos juniores. Tó Miranda continua como treinador.

SC FERMENTELOS
O Clube da Pateira continua a preparar com afinco a próxima temporada, onde volta a competir na 2.ª Divisão da AFA, depois da descida de divisão na época passada. Garantida a manutenção de Fernando Silva como treinador (dúvidas em relação à continuidade do treinador adjunto, António Augusto), o Clube já assegurou quatro reforços: Nuno (ex-Águeda), Guedes e Rocha (ambos ex-Oiã) e Fonseca que regressa à competição.
Do plantel da época transata continuam os seguintes jogadores: Borras, Luís, Gonçalo, Pedro, Teixeira, João Oliveira, Mico, Elton, Mendonça, Rudi e Couto.
O Fermentelos regressa ao trabalho no dia 22 de agosto, às 19h. Nos dias 7 e 8 de setembro, realiza-se o tradicional Torneio Rui Carvalho, com a presença de Fermentelos, Alba, Águeda e Oliveira do Bairro.

COUVELHA
O Centro Cultural e Desportivo de Couvelha conseguiu manter praticamente a base do plantel da época passada, com 16 jogadores a vincularem-se por mais uma época à formação do concelho de Anadia. Luís Paulo, João Barros, Sarabando, Ricardo, Piloto, Hélder, Filipe Mendes, Bruno Pirolo, Bruno Leal, Tiago Moreira, Zé Luís, Miguel Sécio, Marito, Luís Santos, Emanuel e Hugo Coelho foram os jogadores que renovaram.
No que toca a entradas, o Clube contratou o guarda-redes Pedro Fonte (ex-Aguinense), Xano (ex-Mealhada), Júnior, Ângelo e João Candeias (todos de regresso ao futebol).
Lampadinha continua como treinador, que terá como adjunto Bruno Leal, que acumula as funções com as de jogador.
Sá Pereira e Bruno Varandas continuam como diretores desportivos.
O regresso ao trabalho está marcado para 26 de agosto.

RIBEIRA/AZENHA
Fernando Alves, conhecido nos meandros do futebol por Kalef, volta a ser o treinador escolhido pela Direção para orientar a principal equipa de futebol para a próxima época.
Uma grande percentagem (70%) dos jogadores que vestiram as cores do Ribeira/Azenha irá continuar na época vindoura.

LAAC
Luís Paiva está confirmado como treinador da equipa de Aguada de Cima. O plantel, que vai atacar de novo a 2.ª Divisão da AFA, está praticamente fechado.
Guarda-redes: Jonathan e David Lopes (regresso).
Defesas: Filipe, Luís Carlos, Eliseu, Bruno Silva, Bruno Almeida, Cerca, Pedrito, Carvalho (ex-Valonguense), Gonçalo Rei (ex-Águeda) e Rafael (ex-júnior).
Médios: Duarte, João Teixeira, Ricardo Henriques, Márcio, João Ribeiro, Tiago Carvalho (ex-Oiã), Pinho (regresso), Diogo Bastos e Miguel Ângelo (ambos ex-juniores).
Avançados: Diogo, Bruce, Bruno Costa, Canas, Ricardo e Pintas (ex-júnior).
A LAAC inicia a preparação a 20 de agosto. O jogo de apresentação aos sócios está agendado para 15 de setembro, frente ao Águeda.

CALVÃO
De regresso ao segundo escalão da AFA, o Grupo Desportivo de Calvão tem praticamente o plantel definido.
Renovaram os seguintes jogadores: Telmo, Igor, Fernandito, Luiggi, Zé Miguel, Lavrador, Mafra, Nuno, Marco, Miguel, David e Edgar.
No que diz respeito a reforços, o clube assegurou os seguintes: Bruno (ex-Oliveirinha), Pedro Silva (ex-Touring), Jorge (Feulen – Luxemburgo), Duarte (ex-Sosense), Márcio, Leandro, Vieira, Zorro e Pito (todos ex-CRAC).
Reverendo (União de Coimbra) e Bryan (CRAC) são fortes possibilidades de reforçarem também o plantel do concelho de Vagos.
Luís Pinho, ex-CRAC, é o novo treinador.

ÁGUEDA
O Recreio Desportivo de Águeda, um dos adversários do Oliveira do Bairro na 1.ª Divisão da AFA, tem praticamente o plantel fechado.
Guarda-redes: Noronha, Campos (ex-Anadia) e Vasco (ainda júnior).
Defesas: Rodrigo, Rhony, Samer, David, Bruno Praga (ex-Alba) e Ricardo Braga (ex-Calvão).
Médios: Fábio Diogo, Tito, Dani, Ruben Ramalho (ex-Alba), Jorgito e Daniel (ambos ex-Oliveira do Bairro), Alex, Daniel Martins e Nuno Dias (todos ex-juniores).
Avançados: Fábio, Simões (ex-Alba), Óscar Lopes (ex-Oliveira de Frades), Tojó (ex-Gafanha) e Figo (ex-Mourisquense).
Mico, adjunto de Hugo Oliveira no Alba na época passada, é o novo treinador, tendo Cotrim como adjunto.

VALONGUENSE
A Associação Desportiva Valonguense, outro dos adversários dos Falcões do Cértima, resolveu o seu problema diretivo e elegeu uma Comissão Administrativa liderada por Paulo Varandas. Paulo Rui mantém-se como treinador e Hernâni Vasconcelos como adjunto.

ADREP
Na estreia na 1.ª Divisão de Futsal da AFA, a ADREP já trabalha no sentido de arranjar um plantel competitivo e que lhe dê garantias de lutar pelo principal objetivo da época, a manutenção no principal escalão.
Renovaram os seguintes jogadores: Henrique, João Pinto, Diogo Pires, Luís Ruivo, Marco Batista, Carlos Cipriano, Luís Caniçais, André Gramata, Jony, Carlucho, Sardas e Mica.
Beto e Nuno Bola, por motivos profissionais, e Leandro Coelho, por motivo de estudos, são casos pendentes.
O Clube da Palhaça contratou Fininho e Geraldo (ambos ex-Atómicos), Diogo Marques (ex-CC Barrô) e Nuno Santos, de regresso à competição depois de um ano de paragem.
Max Ferreira continua como treinador, sendo coadjuvado por Paulo Santos.

Manuel Zappa
zappa@jb.pt