Assinar
Anadia // Bairrada // Sangalhos  

Sangalhos: Falta de novos coralistas e crise financeira marcam 20.º aniversário do Coral Oásis

Com 20 anos de existência, o Grupo Coral Oásis atravessa uma das maiores crises financeiras de sempre, associada a uma ausência de sangue novo, que renove e dê outra esperança ao Coral.
Sobre estes problemas mas também sobre os novos projetos, JB conversou com a vice-presidente da direção, Maria José Gomes e com Marta Batista, coralistas do Oásis que, apesar do cenário, fazem um balanço muito positivo da vida do Coral.

Crise financeira. Embora reconheçam que “os altos e baixos” afetam todos os elementos, a moral e ânimo do grupo, garantem estar determinados em vencer estas duras batalhas.
“Estamos, efetivamente, numa altura de maior dificuldade, quer ao nível de entrada de novos coralistas, quer financeiramente”, diz Maria José Gomes, sublinhando que neste momento os 25 elementos começam a acusar algum cansaço, recordando com saudade, o tempo em que foram já 50 os coralistas que o Oásis integrava.

Jantar para angariar fundos. Empenhados em dar a volta à situação e ultrapassar esta que é “mais uma crise”, o Coral Oásis promove no próximo dia 12 de outubro (sábado), pelas 20h, no salão da Junta de Freguesia de Sangalhos, um jantar dançante, comemorativo do 20.º aniversário.
O evento, com música ao vivo, promete uma noite diferente, a preços bastante convidativos e solidários (7,50 euros adultos e 5 euros crianças).
“Estamos a atravessar uma das piores crises. Não temos apoios financeiros, à exceção de um pequeno subsídio da Câmara, completamente insuficiente para as despesas do Coral. “Temos de pagar todos os meses à maestrina, assim como temos despesas elevadas com os grupos que nos visitam nos intercâmbios”, confessa Maria José Gomes, que apela à generosidade e participação da população da freguesia, da autarquia, mas também das gentes do concelho.
Reconhecendo que, hoje, as pessoas são mais individualistas, sem tempo e pouco vocacionadas para as artes, nomeadamente para este tipo de música, preparam uma nova forma para cativar jovens, novas vozes. Para isso, está em marcha a atualização e modernização do reportório, saindo da música erudita para um género musical que vai mais ao encontro dos gostos e preferências musicais das pessoas . “Apostar mais na música ligeira portuguesa.” Este esforço está a ser desenvolvido conjuntamente com a maestrina do Coral Oásis, Susana Ferreira (Milena), uma filha de Sangalhos, cujo atributo vocal, na área do canto, já lhe valeu um prémio nacional.

Iniciativas. Por outro lado, é um facto que as quotas (de 15 euros/ano) estão em atraso e que se os cerca de 100 associados pagassem o Coral não teria tantos problemas de tesouraria.
“Só temos dinheiro até dezembro para pagar à maestrina”, confessam, dando conta de que estão já a ser equacionadas mais formas de angariação de fundos, nomeadamente a venda de bolos, nos finais das missas, em Sangalhos. “Vamos, no próximo domingo, dia 6 de outubro, vender bolos e biscoitos na Feira de Artesanato e Velharias que se tem vindo a realizar em Sangalhos, no Passal, ou se estiver mau tempo, no exterior do edifício da Junta de Freguesia”.
A coralista Hélia Mieiro, de Sangalhos, também artista-plástica, ofereceu um quadro que vai ser leiloado durante o jantar. Um outro desta autodidata será sorteado através do comércio local.
O grupo está ainda disponível para atuar em festas religiosas, casamentos e batizados.
Os ensaios decorrem às quartas-feiras, entre as 21h30 e as 23h, no edifício da Junta de Freguesia de Sangalhos que cede as instalações.
Maria José Gomes recorda que a presidente Maria Silvestre, mais conhecida por Sisi, afastada por graves problemas de saúde, era uma pedra basilar no Grupo e uma grande dinamizadora, de quem todos sentem grande falta. Por isso, brevemente haverá uma assembleia-geral para eleger novos corpos sociais, uma vez que Maria José Gomes, vice-presidente assumiu a direção do Coral há dois anos, após saída de Maria Silvestre.
Refira-se ainda que, a 9 de novembro, o Coral atuará em Souselas e, a 5 de dezembro, leva a cabo o tradicional concerto de Natal, na Igreja de Sangalhos.
Catarina Cerca