Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia:Vencedores do Prémio Escolar Rodrigues Lapa conhecidos dia 18

Está a decorrer a 18.ª edição do Prémio Escolar Professor Doutor Rodrigues Lapa, uma iniciativa da Câmara Municipal de Anadia, que este ano apresenta como grande novidade o aumento do número de galardões a atribuir aos alunos que concluíram, no passado ano letivo, os 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e o ensino secundário nas escolas do concelho.
Esta 18. ª edição do Prémio terá como palco o Cineteatro de Anadia. A cerimónia de entrega dos galardões está marcada para o próximo dia 18 (quarta-feira), a partir da 16h30.
Graças ao novo regulamento, agora aprovado, o Prémio passa a distinguir três alunos por escola e por ciclo de ensino (1.º Prémio e duas menções honrosas), sendo assim premiados seis alunos da EB 2/3 de Vilarinho do Bairro (2.º e 3.º ciclos), nove alunos da Escola Básica e Secundária de Anadia (2.º e 3.º ciclos e secundário), seis alunos do Colégio Salesiano S. João Bosco de Mogofores (2.º e 3.º ciclos), e nove alunos do Colégio de Nossa Senhora da Assunção – Famalicão (2.º e 3.º ciclos e secundário).
Criado em 1996, pela Comissão das Comemorações do Centenário do Nascimento do Professor Doutor Manuel Rodrigues Lapa, o Prémio Escolar Professor Doutor Manuel Rodrigues Lapa tem como objetivo homenagear o filólogo anadiense e distinguir os melhores alunos do 2.º e do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário das escolas de Anadia. Até ao ano letivo 2011-2012, era premiado o melhor aluno de cada nível de ensino, sendo os restantes candidatos ao prémio distinguidos com menções honrosas. No entanto, a Câmara Municipal de Anadia reconheceu que as variáveis subjacentes aos processos de ensino e aprendizagem, e respetiva avaliação em diferentes contextos, são fatores de relatividade que tornam complexa a tarefa de comparar resultados entre as diferentes escolas participantes, para os fins a que este prémio. E, neste sentido, foi entendimento da autarquia que mais alunos deveriam ser reconhecidos pela sua dedicação e pela excelência do seu trabalho.