Assinar
Águeda // Anadia // Bairrada // Cantanhede // Mealhada // Oliveira do Bairro // Vagos  

Vinho tinto “Principal” é um dos 10 melhores do mundo

O vinho tinto Principal Grande Reserva 2009, produzido nas Colinas de São Lourenço, S.Lourenço do Bairro – Anadia, foi considerado um dos 10 melhores vinhos tintos do mundo.
A prestigiada revista italiana Spirito di Vino dedica as suas edições – Itália e Asia – do mês de dezembro, aos melhores vinhos tintos do mundo postos à venda em 2013. Esta classificação é elaborada por Luca Gardini, Campeão do Mundo de Sommeliers em 2010, que o considerou um “tinto surpreendente” que, no nariz, remete para os mais prestigiados vinhos da Toscana e, na boca, para os melhores vinhos de Bordéus.
No Top 10 of the World’s Best Reds, os melhores vinhos ficaram com as suas classificações situadas nos 98 pontos, separados apenas por algumas décimas.
O Principal Tinto Grande Reserva 2009 surge classificado no Top 10, com uma pontuação de 98,1 ex aequo com Petrus, a uma décima de Chateau Cheval Blanc, a 4 décimas de Domaine de la Romanée-Conti e a 7 décimas de Poggio di Sotto.
Sobre este vinho, Luca Gardini descreve: “o seu aroma revela um perfume de cereja e um toque cítrico, a evolução no copo aponta para ervas aromáticas como o manjericão e a salva, com notas finais de chocolate. No palato é atraente com taninos finos e longos, e uma frescura super agradável no final”.
Luca Gardini, que visitou também Portugal para provar vinhos das diversas regiões, e completar assim a sua meticulosa seleção dos 100 best red wines postos à venda no ano de 2013, para entre eles eleger o Top Ten.
Na Spirito diVino pode ler-se que se trata de “uma surpresa de um país cuja bandeira tem sido o vinho fortificado: um tinto no estilo de Bordéus, mas feito a partir de variedades de uvas autóctones”, referindo ainda que, o Principal Tinto Grande Reserva 2009 “lidera os vinhos do resto do mundo e simboliza a qualidade portuguesa.”
Este vinho foi ainda apresentado pela Spirito diVino na classificação do Top Outsider, como o Outsider dos Outsiders, uma revelação absoluta, atribuindo-lhe o 1.º lugar, e antecipa que para os próximos anos será um vinho que surpreenderá ainda mais.

Terroir Bairrada. Carlos Dias, Charmain do Grupo IDEALTOWER a que pertence a IDEALDRINKS, refere: “trata-se de um reconhecimento que me orgulha e que partilho, antes de mais, com todos os colaboradores das Colinas de São Lourenço, IDEALDRINKS, e em particular com Pascal Chatonnet, assim como com os viticultores da Região da Bairrada. Fico consciente, que é uma responsabilidade acrescida, e que o esforço que devemos desenvolver para sustentar e manter a qualidade dos nossos vinhos é importante. A IDEALDRINKS, apesar de ser um Grupo jovem, demonstrou que a sua aposta na Região da Bairrada e no potencial do seu Terroir é concludente.
Para o CEO da IDEALDRINKS, o enólogo Carlos Lucas, “o nosso consumidor não fica admirado porque conhece a enorme qualidade dos nossos vinhos, mas é sempre gratificante sermos reconhecidos mundialmente e podermos dar estas notícias aos nossos clientes. Temos bons vinhos e teremos com certeza grandes surpresas, com o lançamento de novas colheitas. Para quem ainda não provou o Principal Tinto Grande Reserva 2009, aconselho-o vivamente a fazê-lo”.