Assinar
Anadia // Avelãs de Caminho // Bairrada  

APPACDM Anadia: Nova “cama de banho” graças a donativo da ACHBL

A APPACDM de Anadia pode, finalmente, dar banho aos seus utentes que habitam o lar/residência de Avelãs de Caminho com outro conforto e segurança, graças a uma valiosa oferta que acaba de chegar por intermédio da Associação Cultural e Humanitária da Bairrada no Luxemburgo.
Esta associação regressou à APPACDM para entregar mil euros que foram aplicados na aquisição de uma cama de banho, orçada em 1800 euros.
Coube ao presidente da ACHBL e bairradino Rogério Oliveira trazer esta boa nova. Aos jornalistas revelou que, depois da ACHBL ter participado num concurso no Luxemburgo, em 2013, promovido por uma instituição bancária, a votação a favor da ACHBL foi de tal maneira elevada que receberam um prémio de mil euros. Verba que a associação fez questão de entregar agora à APPACDM, já que esta ajuda técnica é bastante dispendiosa.
Madalena Cerveira, presidente da direção da APPACDM, mostrou-se bastante sensibilizada: “soubemos desta prenda na altura do Natal. Como não tínhamos nenhuma (só existe nesta residência um estrado que se adapta à banheira normal), é uma oferta extremamente valiosa, pois estávamos muito necessitados”.
Na residência de Avelãs de Caminho moram 12 deficientes, alguns com elevado grau de dependência e mobilidade muito reduzida. Por isso, esta ajuda “vai facilitar muito o momento do banho”.
“A ACHBL tem-nos ajudado sempre que solicitamos e dentro das suas possibilidades”, diz Madalena Cerveira.
Por seu turno, Rogério Oliveira destacou o trabalho meritório que a ACHBL tem feito ao longo dos anos, ajudando muitas instituições e pessoas particulares, um pouco por toda a parte. “Recebemos cada vez mais pedidos de ajuda, mas a comunidade portuguesa, apesar da crise, continua a ser muito solidária e após todos estes anos continua a ajudar. As pessoas não dizem “Não” a esta associação, que tem um longo historial e uma grande visibilidade na área humanitária”, adianta.

Projeto para mais uma residência já existe. A APPACDM tem, neste momento, três lares (Avelãs de Caminho, Vilarinho do Bairro e Casal Comba-Mealhada) e um apartamento onde residem, um total, de 47 deficientes. Com lotação esgotada nestes lares/residências, urge pensar numa nova casa que possa acolher estes cidadãos tão especiais. Por isso, e tendo em conta a existência de uma lista de espera com mais de 30 indivíduos, a direção da APPACDM tem já em mente um projeto orçado em cerca de 387 mil euros (obra, equipamento e viatura) que deseja colocar em marcha.
O terreno para a obra já existe e foi oferecido pela Câmara Municipal de Anadia. Está localizado junto ao novo Centro Escolar de Anadia.
“Esse novo lar/residência permitirá dar cobertura a mais deficientes sem o apoio familiar de retaguarda ”, diz Madalena Cerveira. Uma obra que só será possível avançar com o apoio da tutela: “Sem esse financiamento estatal não conseguimos avançar. Seria um encargo insuportável”, diz.

Reabilitar edifício sede. Por outro lado, e tendo em conta que o edifício principal tem já 20 anos, a direção perspetiva realizar várias obras de reabilitação. Neste momento, aguardam luz verde do Fundo de Socorro Social para poderem avançar, uma vez que a candidatura já foi apresentada.
A ala até agora afeta ao Ensino Especial (cada vez com menos utentes, por determinação da tutela) vai permitir ampliar a zona de CAO (Centro de Atividades Ocupacionais) para mais 15 utentes. Serão ainda construídos novos sanitários, assim como será feita uma intervenção na cozinha, incluindo pinturas interiores e exteriores.
Refira-se que só no ano de 2013, graças ao espírito solidários e de bem fazer de muitos emigrantes portugueses radicados naquele país, a ACHBL deu 33.778 euros em donativos vários.

Catarina Cerca
catarina@jb.pt