Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

“Suminhos” passaram pela rede pré-escolar

O município de Oliveira do Bairro, em parceria com a SUMA, realizou na semana passada, a campanha “SUMINHOS®”, no âmbito do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no município, em matéria de Educação e Sensibilização Ambiental, nos estabelecimentos de Educação da rede pública do Ministério da educação. A campanha percorreu os nove estabelecimentos de Educação Pré-escolar da rede pública, abrangendo cerca de 300 meninos.
A campanha “SUMINHOS®” assenta a sua estratégia na exploração de um jogo de dominó de correspondência, que aborda os vários conceitos relacionados com a gestão de Resíduos, ao nível da responsabilidade do produtor (Reciclar; Reutilizar; Prevenir; Reduzir; Respeitar e Responsabilizar), bem como os procedimentos a adotar em matéria de acondicionamento e deposição de RSU e dejetos caninos e compostagem. Esta ação vai ser desenvolvida através de metodologias de contacto pró-ativo, com recurso à exploração de um dominó gigante.
O incentivo à prática do jogo em casa procura garantir que os conteúdos explorados na sala de aula são transmitidos aos Pais ou Encarregados de Educação, de forma a potenciar o envolvimento da Família nuclear. O dominó dos “SUMINHOS® constitui, assim, um material para estimular aprendizagens sobre o exercício da Cidadania, dentro da sala de aula, mas também na Comunidade extraescolar.