Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia: Socialistas interpelam ministro da Educação sobre degradação da Secundária

Os deputados do Partido Socialista, eleitos pelo círculo de Aveiro, dirigiram um requerimento à Presidente da Assembleia da República de interpelação ao Ministro da Educação sobre o cenário de degradação acentuada e as precárias condições de funcionamento e segurança da Escola Secundária de Anadia.
Num documento, assinado por Filipe Neto Brandão, Pedro Nuno Santos, Sérgio Sousa Pinto, Rosa Maria Bastos Albernaz e António Cardoso, os deputados socialistas questionam se a ESA tem condições de segurança para continuar em funcionamento e quais as medidas que o Ministério da Educação pretende adotar – e a sua calendarização – para suprimir os riscos para a integridade física dos utentes daquela escola, bem como qual a data prevista para o reinício e conclusão das obras da nova Secundária, cuja paragem foi ordenada nesta legislatura.
Recorde-se que em recente visita, os deputados do PS constataram um cenário de degradação acentuada, com fissuras, gotas de água a caírem dos tetos continuamente, inclusive sobre equipamentos elétricos, baldes espalhados por salas de aula e corredores. Relativamente aos cheiros, referem que um estudo recente sobre a qualidade do ar interior na escola, concluiu que o edifício deve ser classificado como “NÃO CONFORME”.
Para os socialistas, “enquanto este intolerável cenário se verifica, a poucas dezenas de metros permanece o estaleiro da nova Secundária, cuja construção o atual Governo mandou parar… e que permanece, assim, parada”.