Assinar
Anadia // Bairrada  

Hospital de Anadia:Trabalhos de alunos assinalam Dia Mundial da Higiene das Mãos

São 17 os trabalhos elaborados por alunos (desde o Jardim de Infância ao 3.º ciclo) de estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas de Anadia que estão expostos até à próxima segunda-feira, dia 12 de maio, no hall de entrada do Hospital José Luciano de Castro, em Anadia.
A mostra, no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Higiene das Mãos – 5 de maio), abriu ao público precisamente na última segunda-feira, dia 5 de maio. A Organização Mundial de Saúde, no dia 5 de maio de cada ano, através do desafio “Save lives: clean you hands” promove atividades alusivas à higiene das mãos e a outras boas práticas de controlo de infeção, tendo neste ano de 2014, colocado o enfoque no “Papel da higiene das mãos no combate às resistências aos antimicrobianos” sob o lema: “Sem ação hoje, não há cura amanhã”.
Refira-se que muitas das infeções em contexto hospitalar são veiculadas através das mãos, pelo que a higiene das mesmas é uma das medidas que mais impacto tem na redução daquelas infeções, na diminuição da resistência aos antibióticos e na redução dos custos associados a estas problemáticas.
No Hospital de Anadia, o Grupo de Coordenação Local do Programa de Prevenção e Controle da Infeção e Resistência Antimicrobiana promoveu esta iniciativa e convida agora toda a comunidade a visitar esta mostra inédita de trabalhos elaborados por alunos das escolas do concelho.
Embora os profissionais do Hospital (consulta externa, unidade de cirurgia do ambulatório) tenham também elaborado trabalhos e posters com mensagens alusivas ao controle de infeção através da higienização das mãos, das superfícies e uso de luvas, com o objetivo de diminuirem a prevalência das infeções associadas aos cuidados de saúde, o balanço da mostra não deixa de ser muito positivo, já que são precisamente os jovens que podem ajudar a mudar comportamentos e a contribuir para a saúde da população, mobilizando-a a adotarem medidas corretas na higienização das mãos.
Catarina Cerca
catarina@jb.pt