Assinar
Anadia // Bairrada  

Biblioteca Municipal de Anadia: Entrega de prémios em dia de aniversário da Biblioteca

No passado dia 5 de julho, a Biblioteca Municipal de Anadia celebrou o 6.º aniversário, numa tarde repleta de momentos especiais, com enfoque para a entrega de prémios aos vencedores da 5.ª edição do Concurso Escolar “Ler & Aprender” e da 6.ª edição do Concurso de Poesia “Letras da Primavera”.
Relativamente ao concurso escolar, todos os trabalhos vencedores conferiram ao respetivo estabelecimento de ensino, a possibilidade de receberem um prémio pecuniário, previsto no Regulamento do Concurso. Já o concurso de poesia “Letras da Primavera”, uma singela homenagem ao cruzamento do Dia Mundial da Poesia com o início da Primavera, este ano, no âmbito das comemorações do 25 de Abril, foi dedicada ao tema da Liberdade.
Na ocasião, a edil anadiense Teresa Cardoso referiu que “celebrar o aniversário da Biblioteca Municipal é celebrar todos aqueles que dão sentido ao nosso trabalho: os nossos utilizadores. Não os podemos ter todos connosco, pois precisaríamos de um espaço bem maior, por isso, de uma forma simbólica, prestaremos uma homenagem àqueles que, no último ano, mais frequentemente nos visitaram e usaram os nossos recursos e serviços”, não deixando de destacar também que a Biblioteca Municipal tem desenvolvido vários projetos de aproximação à comunidade.
“A nossa grande preocupação é as pessoas. É nelas que centramos o nosso trabalho. Tudo quanto fazemos só tem sentido se, de alguma forma, contribuir para tornar a vida das pessoas melhor, mais fácil, e, quem sabe, mais feliz!”, disse, deixando ainda uma palavra de elogio aos mais jovens, aos seus encarregados de educação e aos seus professores, pela dedicação espelhada nos resultados alcançados em todos os desafios propostos.
No projeto BiblioSocial, a Biblioteca Municipal de Anadia elegeu o Centro Social Maria Auxiliadora de Mogofores como a instituição que, ao longo do último ano, mais empenho demonstrou na promoção do livro e da leitura junto dos seus utentes. Já no Projeto BiblioEscola, houve lugar a duas distinções: uma para o 1.º CEB, atribuída à professora Anabela Ferreira Santos e outra para o Pré-escolar, atribuída à Educadora Ana Paula Silva, ambas do Centro Escolar de Arcos. Seguiu-se a distinção dos utilizadores individuais e, na categoria Infanto-Juvenil, foram agraciados Anna Sofia Kravets Boklach (5 anos), de Anadia, Francisco Marques Santos (5 anos) da Malaposta e Gabriel Bizarro Monteiro (5 anos) de Tamengos. No que respeita aos Adultos, foram distinguidos: Alice da Costa Duarte Trindade, de Sangalhos, Maria Elizabete Lopes Martins, de Vila Nova de Monsarros e Sílvia Margarida Batista Ferreira, de Óis do Bairro.
De realçar também as atuações que abrilhantaram a cerimónia, protagonizadas por alunos da Secundária de Anadia, EB n.º 2 de Anadia e EB n.2 de Vilarinho do Bairro, Colégio Nossa Senhora da Assunção, e Colégio Salesiano de São João de Bosco.

Vencedores
“Ler & Aprender”
Género Lírico
1.º CEB: 1.º Margarida Cruz, CNSA “A amizade”; Menção Honrosa, Pedro Duarte, CNSA, “Um pedacinho de amor”.
2.º CEB: 1.º Dinis Costa, CSSJB “O mar”; Menção Honrosa, Henrique Ferreira, EB n.º 2 de Anadia “O que há nos livros”.
3.º CEB: 1.º Maria Rocha, CSSJB “Os Livros”; Menção Honrosa, Ana Neta Pereira, EB n.º 2 de Anadia, “Saudade”.
Secundário: 1.º, Inês Figueira, CNSA. “Amor impossível”; Menção Honrosa, Afonso Pereira, CNSA, “Avenida da minha cidade”.
Género Narrativo
1.º CEB: 1.º Hugo Almeida, CNSA “No reino da imaginação”; Menção Honrosa, Constança Seabra, CNSA “O capacete azul”.
2.º CEB: 1.º João Patrão, CNSA, “Encontros de Primavera”; Menção Honrosa, Carolina Fontes, CNSA, “Férias na lua”.
3.º CEB: 1.º Beatriz Duarte, EB n.º 2 de Vilarinho do Bairro, “Ups…”; Menção Honrosa, Filipa Cerca, CSSJB, “O pequeno pintor”.
Secundário: 1.º Catarina Alves, ESA, “Uma viagem”; Menção Honrosa, Sara Cunha, CNSA, “A ilha mágica”.

Concurso “Letras da Primavera”
1.º Maria Celeste Torres, Sangalhos, com o poema “Liberdade”; 2.º Joaquim Armindo, Mogofores, com o poema “Retrato em branco e negro”; 3.º João Pereira, do Outeiro de Baixo, com o poema “O preço do berço”.