Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Grande Prémio da ADASMA Eng. Manuel Martins dia 27 pelas estradas da União de Freguesias

A II edição do Grande Prémio Eng. Manuel Martins, organizado pela Associação de Dadores Benévolos de Sangue da Mamarrosa – ADASMA, realiza-se dia 27 de julho, a partir das 15h, pela primeira vez, nas estradas da União de Freguesias de Bustos, Troviscal e Mamarrosa.

A prova foi apresentada, na penúltima quinta-feira, no Espaço Inovação, em Oliveira do Bairro, tendo o presidente da ADASMA, Pedro Dias, deixado claro que as expetativas da prova são elevadas depois do sucesso da primeira edição. Uma prova que passou a estar integrada no Calendário de provas da Federação Portuguesa de Ciclismo e que passou “das estradas da Mamarrosa para as estradas da União de Freguesias”.

“Vai ser uma experiência muito gratificante, com muito público nas ruas”, afirmou Pedro Dias, recordando que “no ano passado, a prova de amadores foi disputada por cerca de 130 ciclistas. Este ano, acreditamos que os números sejam superiores”. “No final, será uma grande comemoração da dádiva de sangue”, acrescentou Pedro Dias.

Esperança. Para Joaquim Cerca, presidente da Associação de Ciclismo de Aveiro, “estas provas são a melhor forma de incutir aos jovens o gosto pelo ciclismo e abrir portas a novos campeões”.
Joaquim Cerca deixou ainda o repto e a esperança que a próxima edição possa subir ainda mais no patamar do ciclismo português e que possa contar com equipas estrangeiras.

Para Mário Gama, em representação da Unidade de Sangue dos Hospitais da Universidade de Coimbra, “a ADASMA tem feito um grande trabalho em prol da região e a ligação ao ciclismo é extremamente feliz”. “Segundo um estudo, andar de bicicleta fortalece o corpo e a alma e poupa idas ao médico. É o desporto mais completo e mais eficaz para a prevenção dos problemas cardíacos.”

Aposta. O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Mário João Oliveira, disse rever-se na iniciativa, reconhecendo “o mérito que a ADASMA tem na organização deste tipo de iniciativas”, recordando que “hoje mesmo [dia 17] vamos ter uma chegada da Volta ao Futuro e em agosto temos a Volta a Portugal”. “O ciclismo tem sido uma aposta do município que vai continuar. Sentimos que é algo que as pessoas gostam e enquanto estiver na Câmara vamos continuar a realizar estas provas”.
PFC