Assinar
Bairrada // Mealhada  

Mealhada reunida em festa contra o cancro

José Alberto Reis é um dos artistas que participa na grande festa que assinala o final de “Dou Mais Tempo à Vida”, o projeto do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Cancro que tem animado o concelho da Mealhada nos últimos meses em torno da prevenção do cancro.

A iniciativa, que tem animado o concelho da Mealhada nos últimos três meses, termina no dia 5 de julho, sábado, com uma cerimónia final de encerramento, a realizar-se no Largo do Municipio da Mealhada. Com início previsto para as 9h, esta festa dirigida a toda a comunidade e de entrada gratuita, vai prolongar-se até à meia-noite.

Mais de 5 mil pessoas

Conclui-se assim um projeto que durante três meses mobilizou mais de 5000 pessoas. Abílio Semedo, um dos responsáveis do projeto, confessa “não ter memória de uma iniciativa que mobilizasse deste modo a comunidade, com localidades onde as atividades juntaram praticamente toda a população”.

Vinte e cinco equipas constituídas por cerca de 320 voluntários realizaram mais de 50 iniciativas na Mealhada, entre as quais ações de sensibilização para a prevenção do cancro e informação sobre os serviços e iniciativas da LPCC e ações de angariação de fundos para as iniciativas e projetos desta Instituição.

A grande festa de encerramento do Dou Mais Tempo à Vida na Mealhada vai envolver toda a comunidade num dia com animações, jogos tradicionais, um espaço de produtos artesanais e tasquinhas.

Destaque para a área de prevenção, dedicada à informação e sensibilização para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro, com consultas de nutrição e dermatologia. Muita informação e esclarecimentos sobre a importância da realização do rastreio do cancro do colo do útero, colo retal e da mama são disponibilizados nesta área.

Programa Musical

Ao longo de todo o dia, estão previstas atuações de diversos artistas locais e nacionais, entre eles, José Alberto Reis, Ruizinho de Penacova, Escola de Música da Mealhada, Drama e Dance, Samba.

Projeto

Dou Mais Tempo à Vida é uma iniciativa promovida pelo Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), que visa a promoção da educação para a saúde e a prevenção do cancro no âmbito comunitário, assim como a divulgação das iniciativas e dos serviços da LPCC de apoio ao doente oncológico e à família.

O projeto visa intervir em 3 grandes domínios:

Saber: Capacitar o indivíduo de conhecimentos de saúde visando uma mudança de atitudes e comportamentos para a prevenção do cancro;

Agir: Promover a responsabilidade individual e comunitária e desenvolver competências que permitam a tomada de decisões conscientes, informadas e responsáveis e a adoção de estilos de vida saudáveis;

Sorrir: Estimular a melhoria da qualidade de vida, da felicidade e do bem-estar individual e da comunidade através da participação cívica em atividades de voluntariado socialmente gratificantes, que estimulem a mudança coletiva para comportamentos de saúde e para a consciencialização que está nas mãos de todos (e de cada um) dar mais (e melhor) tempo à vida.