Assinar
Anadia // Bairrada // V. Nova de Monsarros  

VN Monsarros:Feira Quinhentista mostra união da freguesia em torno de uma causa

A Junta de Freguesia de Vila Nova de Monsarros organizou, a 20 de julho, uma Feira Quinhentista, que decorreu nas instalações do Centro de Apoio Social de Vila Nova de Monsarros.
Esta feira é apenas uma das iniciativas previstas pela Junta de Freguesia no âmbito das comemorações dos 500 Anos do Foral Manuelino, atribuído a Vila Nova de Monsarros a 9 de dezembro.
Nesse dia, haverá uma celebração religiosa de forma a homenagear todos quantos participaram no poder autárquico na freguesia e, no fim de semana seguinte, a 14 de dezembro, haverá outras iniciativas, como exposições, festa popular entre outras coisas.
Além do Centro de Apoio Social, as Associações de todos os lugares da Freguesia colaboraram na Feira Quinhentista, estando presentes com barraquinhas devidamente decoradas, onde se podia comprar diversos produtos.
A principal componente gastronómica ficou a cargo do CAS, que garantiu petiscos e bebidas da época.
Durante todo o dia, decorreram alguns jogos populares, entre outras atividades, como andar a cavalo e carrinhos de rolamentos.
A animação ficou a cargo do grupo Popularis, que não poderia estar mais de acordo com a época.
No final da noite, a Marcha Popular de Vila Nova de Monsarros 2014, cujo tema é o Foral Manuelino, fez a delícia das centenas de pessoas espalhadas pelas ruas da aldeia e presentes no recinto do CAS onde atuou.
O dinheiro angariado durante a feira reverteu a favor do CAS.
Como o presidente da Junta de Freguesia, António Carvalho, fez questão de realçar no final da noite, a união da freguesia ficou demonstrada com o empenho, trabalho e convívio de todos a favor de uma causa social, que deu origem a um dia cheio de alegria bem visível nas fotos.
Ema Martins