Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Autarquia aposta na requalificação e limpeza da floresta

A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, através do pelouro das Florestas, em estreita parceria com as Juntas de Freguesia, iniciou em agosto um plano de requalificação, regularização e limpeza dos caminhos florestais em todo o concelho no âmbito do Plano Municipal de Defesa da Floresta.
Segundo o vereador do Pelouro, António Mota, a autarquia pretende com esta ação reforçar a aposta na preservação do ambiente, melhorar as condições de acesso às áreas florestais e prevenir o flagelo dos incêndios. “Entendemos que esta aposta permite uma melhor requalificação da floresta, bem como a sua vigilância preventiva.Trata-se de um investimento num bem inestimável, para o qual nem sempre a população está consciente. Há demasiados caminhos intransitáveis e suscetíveis de colocarem em risco a vida dos bombeiros numa situação de emergência e isso pode vir em prejuízo de todos nós e do concelho que representamos, em caso de fogo”, disse.
No âmbito desta ação serão tratadas várias dezenas de quilómetros de caminhos para criar melhores acessos às zonas florestais, sobretudo nas áreas onde a mancha florestal é mais densa.
Esta operação, que começou pela União de Freguesias de Bustos, Troviscal e Mamarrosa, vai continuar pelas restantes freguesias, durante os meses de agosto e setembro, com a afetação diária de pessoal e equipamento da autarquia.