Assinar
Bairrada // Ílhavo // Região  

Ílhavo: Festival do Bacalhau com vasta e aliciante programação

Após seis edições de grande sucesso, a edição 2014 do Festival do Bacalhau, a decorrer entre os dias 13 e 17 de agosto, no Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, “irá marcar o início de um novo ciclo na vida desta iniciativa que, mantendo a sua estrutura base, irá apresentar profundas alterações nomeadamente ao nível da programação e organização do espaço, tendo como objetivos mais relevantes o reforço da sua dimensão cultural, o aumento da sua notoriedade nacional e ibérica, a conquista de novos públicos e o aumento do seu impacto na economia local.”
Esta foi a indicação deixada pelo presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Fernando Caçoilo, durante a conferência de imprensa de apresentação do certame que decorreu na última segunda-feira, dia 4, a bordo do Navio-Museu Santo André.
Nesta apresentação pública do certame, o autarca congratulou-se com a realização de mais um Festival do Bacalhau, que atrai anualmente ao Jardim Oudinot dezenas de milhares de pessoas e que, sendo já um acontecimento incontornável na região e no país, contribui de forma muito relevante para a divulgação dos principais valores do município de Ílhavo e da região, constituindo ainda uma importante mais valia financeira para as Associações parceiras e para a dinamização da economia local.
Nota especial ainda para o elevado número de parceiros, sendo de destacar a participação de 10 empresas de bacalhau que fornecem os 10 espaços de restauração geridos pelas Associações.

Muita animação e tasquinhas para todos os gostos. Numa organização conjunta entre a Câmara Municipal de Ílhavo e a Confraria Gastronómica do Bacalhau, não vão faltar as tradicionais tasquinhas e os habituais espetáculos musicais no palco principal com Mickael Carreira, Gisela João, Rita Guerra, Herman José e “Os Aurora”.
Mas este ano, o Festival do Bacalhau irá contar, uma vez mais, com duas padeiras de Vale de Ílhavo, reconhecidas pelas suas padas, assim como os bares dinamizados por Associações vão estar igualmente presentes.
O certame vai integrar ainda mostras e provas de vinhos da região da Bairrada, de azeite e de outros produtos regionais.
As noites vão ser animadas com muita e boa música. Ao palco principal sobem alguns dos nomes maiores do panorama musical português, assim como haverá pequenos concertos no porão do Navio-Museu Santo André e no Palco “2”.
Uma programação mais intensa e diversificada, a decorrer ao longo de todo o dia, em diversos locais por forma a conquistar diferentes públicos.
Destaque ainda para os showcooking, mostra de produtos regionais e de artesanato.
Na ocasião, o presidente da autarquia de Ílhavo sublinhou que esta “é uma aposta que conta já com longos anos e que tem vindo a evoluir de dimensão”.