Assinar


Bairrada // Palhaça  

Juntos vamos celebrar a alegria e a tenacidade dos sonhadores

A população da Palhaça recorda e comemora esta semana (dias 14 e 15 de agosto) meio século de aniversário sobre a sagração da sua igreja matriz. Segundo o Padre João Gonçalves, administrador paroquial da Palhaça, esta é uma oportunidade de congregar as pessoas: “Comemorar 50 anos da Sagração de uma Igreja é comemorar um ato de fé e de festa. De festa porque recordamos historicamente pessoas que foram extraordinárias, que levaram por diante um sonho, que concretizaram nesta igreja, com tantas dificuldades que haviam na altura mas também com uma luta tremenda fora de série. E de fé porque um templo é um ato de fé, as pessoas que vêm ao templo, veem a expressão da fé de uma comunidade. As pessoas que acreditam oferecem a Deus espaços e oferecem a si mesmas espaços para que possam, no silêncio e em comunidade, louvar e bem dizer a deus. Estão todos convidados a juntarem-se a nós nesta alegria de estarmos juntos.”

14 de agosto – Uma noite para recordar nos próximos 50 anos. Do programa destas comemorações destaca-se na quinta-feira, 14 de agosto, o momento 14.08.14, marcado para as 22h, no adro da igreja paroquial, onde irá desaguar a “Estrada de Luz – procissão das velas” que vai da Igreja de Vila Nova, passando pela Praça de S. Pedro, até à Igreja Matriz. “Com esta Estrada de Luz, queremos sair à rua com muito mais do que uma procissão, queremos ser uma manifestação da luz que o cristão é, e que Cristo tem de significar para o mundo”, explica o Padre João.
Logo de seguida, o momento comemorativo – 14.08.14 – será uma ocasião única e especial para relembrar, de forma inédita, a história e os protagonistas que tornaram possível a construção da igreja matriz há meio século. “Esta será, com certeza, a maior surpresa desta celebração, um momento que estamos a preparar para que seja extraordinário e marcante, que ajude a aprofundar o nosso conhecimento sobre a história do templo. Vamos fazê-lo recorrendo às novas tecnologias e tirando partido do nosso espaço, da nossa igreja. Queremos que este momento possa ficar na memória de todos, mas sobretudo das novas gerações, para os próximos 50 anos.”

15 de agosto – Uma Igreja de portas abertas para rezar e visitar. Já na sexta-feira, feriado de dia 15 de agosto, as portas da igreja abrem-se para a celebração da eucaristia às 10h30, com a participação do Coro 50, como refere o administrador paroquial: “um momento para a paróquia dar graças a Deus e rezar por todos aqueles que já partiram e que foram pedras fundamentais na construção deste templo, de uma forma muito especial recordarmos o P. Manuel Oliveira, pároco de então.”
Para encerrar esta comemoração, a partir das 15h, a abertura da exposição “Igreja de Portas Abertas, uma mostra que documenta alguns dos aspetos mais relevantes relacionados com o templo palhacense e a sua história. “Um espaço para que cada um, reviva e revisite alguns dos momentos dessa alegria pelo que realizamos, pela história que somos e alegria pelas pessoas que nos doaram este templo, um sonho dos nossos antepassados que se tornou uma realidade e para o qual convido todos: que juntos possamos recordar e reviver essa alegria.”