Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia: José Luciano de Castro homenageado em concurso escolar

No âmbito do programa de homenagem a José Luciano de Castro no centenário da sua morte, a Câmara Municipal de Anadia promove, até fevereiro de 2015, um concurso escolar destinado a divulgar a vida e a obra do estadista.
Esta iniciativa, que se destina a alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e do Ensino Secundário dos estabelecimentos de ensino do concelho de Anadia (Agrupamento de Escolas de Anadia, Colégio Nossa Senhora da Assunção, Escola de Viticultura e Enologia da Bairrada e Salesianos de São João Bosco de Mogofores), tem enquadramento no programa de atividades que a Câmara Municipal de Anadia tem vindo a realizar com o intuito de dar a conhecer a figura de José Luciano de Castro, estimulando a curiosidade em torno da ação do estadista, bem como da época histórica em que viveu (1834-1914).
São quatro as secções a concurso: artes visuais (produção multimédia e projetos fotográficos), escultura e pintura, artes performativas (dança e música) e produções literárias (géneros narrativo e lírico), podendo cada estabelecimento de ensino apresentar, por cada nível de ensino, um máximo de 10 trabalhos (individuais ou coletivos) em cada um das referidas secções.
O prazo para a entrega dos trabalhos decorre até 20 de fevereiro do próximo ano. O valor dos prémios a atribuir, ascende, no total, a 2.400 euros, estando prevista a atribuição de três prémios de 100 euros aos três melhores trabalhos apresentados em cada secção e por categoria, ou seja, um total de 24 prémios de 100 euros cada.
José Luciano de Castro nasceu em Oliveirinha (concelho de Aveiro) em 1834, mas foi em Anadia que casou e teve residência, tendo aqui falecido no dia 9 de março de 1914. Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, destacou-se como jurisconsulto, jornalista e político. A homenagem prestada pelo Município de Anadia teve início em 2013 e prolonga-se até 2015, e contempla a edição de monografias, exposições, palestras, espetáculos, um ciclo de cinema, entre outros.