Assinar
Anadia // Bairrada // S. Lourenço Bairro  

Centro Social da Pedralva projeta Lar com capacidade para 35 idosos

A estrutura residencial para 35 idosos projetada pelo Centro Social, Recreativo e Cultural de Pedralva (concelho de Anadia) é um sonho antigo da instituição e da população, mas neste momento, também uma necessidade urgente.
Todavia, os tempos de crise que o país e a região atravessam, associadas às dificuldades económicas inerentes às próprias instituições de solidariedade social, condicionam a concretização deste objetivo que só avançará se a instituição conseguir uma comparticipação de Fundos Comunitários.
A obra, que poderá ascender a mais de um milhão de euros, será construída de raiz e edificada no prolongamento do Centro de Dia.
A urgência é grande pois como revelou Teresa Rodrigues, diretora técnica deste Centro Social, no Plenário do Conselho Local de Ação Social de Anadia, realizado na quinta-feira, dia 25 de setembro, a instituição dá resposta social a 40 utentes em Centro de Dia e a outros 30 em Apoio Domiciliário, estando muitos dos idosos a necessitarem já de uma resposta de Lar.
Aliás, como referiu, “existe uma necessidade de dar continuidade à prestação de cuidados e porque o grau de dependência destes utentes vai aumentando com o passar dos anos, muitos deles com grandes dificuldades para realizar já as tarefas diárias, necessitando de um cuidador 24h”.
Na ocasião, a diretora técnica do Centro Social de Pedralva explicava à plateia que a instituição “pretende ser empreendedora e sustentável, desenvolvendo e melhorando continuamente a qualidade dos serviços prestados, tornando-se uma referência para a comunidade em geral”.
Por isso, o espaço edificado será aproveitado, ou seja será feita uma reconversão de espaços físicos da instituição de áreas destinadas às respostas sociais que já existiram no passado na instituição, para uma nova resposta (estrutura residencial para idosos).
Esta estrutura terá capacidade para 35 utentes (15 quartos duplos e 5 individuais), sendo objetivos desta ERPI proporcionar serviços permanentes e adequados à condição biopsicossocial do idoso, contribuir para a estabilização ou até mesmo retardamento do processo de envelhecimento, potenciar a integração social e contribuir para a redução das situações de elevada solidão e isolamento social.
Uma obra que virá ainda criar emprego para 12 pessoas em várias áreas: cozinha, ação direta, enfermagem, animação social, auxiliares.
Embora o concelho de Anadia seja conhecido por possuir uma boa rede de apoio à terceira idade, a verdade é que é reconhecido por todos a insuficiência de equipamentos de apoio à terceira idade e os muitos casos de isolamento social e casos de solidão.
Por isso, o parecer do Núcleo Executivo da Rede Social de Anadia e do CLASA foi favorável, já que é reconhecido por todos que existe uma grande carência de Lares de Idosos, de acordo com levantamento social realizado em 2011 no concelho.
Um problema considerado de intervenção prioritária face à existência de uma lista de espera concelhia, que após cruzamento nominal de dados concluiu que no concelho, em agosto de 2012, estavam 989 pessoas em lista de espera para esta valência.
Uma situação grave e extremamente preocupante tendo em conta que no concelho de Anadia, no ano de 2013, registou o maior índice de envelhecimento do Baixo Vouga – 199,2%, sendo em Portugal de 133,5% e na zona centro (Baixo Vouga) de 135,5%.
Catarina Cerca