Assinar
Bairrada // Oliveira do Bairro  

“Diversidade é o desafio mais sério da Educação em Portugal”

Foram duas horas de conversa, mas poderiam ter sido muito mais, dado o entusiasmo e interesse suscitado pelo tema e pelo convidado. “Aprender ao longo da vida” foi, na sexta-feira, dia 17 de outubro, o mote para mais uma edição de “Conversas de Café”, a primeira na Cafetaria do Quartel das Artes Dr. Alípio Sol e organizada pelo Jornal da Bairrada, em parceria com a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro (com o apoio da Província FM).

Júlio Pedrosa, Reitor da Universidade de Aveiro entre 1994 e 2001, altura em que interrompeu estas funções para assumir a missão de Ministro da Educação com responsabilidades sobre o Ensino Superior, mais do que respostas, deixou questões à reflexão.
Um dos desafios a que deu enfoque foi o da diversidade: “é o desafio mais sério da Educação em Portugal”. “Somos um país extremamente diversificado, desigual em termos do uso do território, do seu desenvolvimento, temos gente com níveis de educação superior comparáveis a qualquer país, mas temos hoje um problema sério: como é que a escola lida com a diversidade de crianças? Sim, porque essas desigualdades intensificaram-se nos últimos tempos. Temos de ter capacidade de olhar para este problema, de forma a que todas as crianças, qualquer que seja a sua condição, possam chegar o mais longe que puderem.”

Toda a reportagem na edição impressa ou digital do Jornal da Bairrada de 23 de outubro de 2014