Assinar
Águeda // Bairrada // Fermentelos // Região  

Fermentelos: Homenagem e gratidão nos 34 anos da AFA

A Associação Fermentelense de Assistência (AFA) celebrou 34 anos, no passado sábado, dia 8, escolhendo a data para homenagear antigos dirigentes, beneméritos e a comunidade emigrante que tem apoiado a obra daquela instituição do concelho de Águeda. O aniversário culminou com um jantar que reuniu mais de três centenas de pessoas, que juntas cantaram o recém-criado hino e apagaram as velas deste aniversário.
Os primeiros momentos festivos aconteceram na sede da instituição, ao final da tarde de sábado, com o descerramento de três placas, uma em homenagem aos antigos presidentes da direção da AFA, outra em reconhecimento pelos sócios beneméritos e a última pela gratidão para com os emigrantes de Fermentelos na América, que vão apoiando este projeto social, que conta agora com 34 anos de vida.
Depois de um espumante de honra, a comitiva seguiu para o jantar, com casa cheia no Centro Paroquial, juntando mais de três centenas de pessoas, que assistiram a mais um reconhecimento da associação, desta vez para com as suas colaboradoras mais antigas. Por entre os sons do hino da instituição e das velas do enorme bolo de aniversário, ficaram os agradecimentos da direção, com o presidente, Carlos Lemos, a destacar a ação dos emigrantes e dos restantes fermentelenses que, “incondicionalmente, apoiam a AFA sempre que se lhes pede”. Por outro lado, considerou que “o sucesso da instituição deve-se às suas colaboradoras”, tendo destacado as funcionárias ligadas ao Lar, pelo “desafio cada vez maior” que esta resposta social exige.
Carlos Lemos terminou a intervenção regozijando-se pelo facto da AFA ter estado na criação da Comissão de Proteção de Idosos, a primeira estrutura concelhia deste tipo a surgir no distrito e a oitava a nível nacional, assim como deixou uma nota pela revitalização e ressurgimento da União Concelhia IPSS Águeda (UCIPS), da qual é também presidente da direção. Também presente no jantar, João Coelho, presidente da assembleia-geral daquela união de associações destacou a “evolução notória da instituição, graças ao trabalho das várias direções”, apontando que agora “a UCIPS vai trazer todas as condições para as IPSS’s avançarem em união”.
Nos restantes discursos da noite, o presidente da Junta de Fermentelos, Carlos Nolasco, sublinhou “o papel importante que esta instituição tem prestado aos fermentelenses ao longo de 34 anos, sobretudo na área dos mais idosos”. Na mesma tónica, o vice-presidente da Câmara de Águeda, Jorge Almeida, considerou que “há horas felizes e há 34 anos houve uma dessas que levou alguém a juntar pessoas e formar esta associação”. “Depois foram os colaboradores, direção, população e amigos que fizeram toda esta obra que é o orgulho de todos”. O autarca terminou, destacando “a grande capacidade da atual direção, que coloca a AFA em destaque apesar dos tempos difíceis que vivemos”.
Foi o presidente da Assembleia Municipal de Águeda, Francisco Vitorino que encerrou as palavras da noite, felicitando todos aqueles que estão ligados à AFA, nomeadamente “o seu grande esforço que está à vista na força que tem a associação”.
João Paulo Teles