Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Oliveira do Bairro no topo do índice de transparência no distrito de Aveiro

O concelho de Oliveira do Bairro ocupa a 15.ª posição nacional, em 308 Municípios, e o primeiro lugar no Distrito de Aveiro, no Índice de Transparência Municipal (ITM) de 2014. É também o município da Bairrada melhor posicionado, apenas seguido no lugar 46 por Águeda.
O Índice de Transparência Municipal (ITM) mede o grau de transparência das Câmaras Municipais através de uma análise da informação disponibilizada aos cidadãos nos seus websites.
O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Mário João Oliveira, congratulou-se com o resultado alcançado, garantindo que a autarquia continuará “a melhorar a disponibilização de informação e comunicação com os munícipes e com todas as pessoas interessadas no nosso concelho”. “Não o fazemos por querer ficar em primeiro lugar nos rankings, mas por querermos sempre prestar um serviço de qualidade aos nossos munícipes, disponibilizando toda a informação pertinente sobre a autarquia”, explicou Mário João Oliveira.
O autarca oliveirense mostrou-se “bastante satisfeito com esta classificação, porque comprova a transparência da gestão autárquica em Oliveira do Bairro”.

 O Índice de Transparência Municipal é um projeto da TIAC (associação sem fins lucrativos que tem como finalidade geral promover a legalidade democrática e a boa governação), num trabalho conjunto com várias entidades. A TIAC, atualmente presidida pelo investigador Luís de Sousa, é a representante em Portugal da ONG anticorrupção Transparency International.
O ITM é composto por 76 indicadores agrupados em sete dimensões: 1) Informação sobre a Organização, Composição Social e Funcionamento do Município; 2) Planos e Relatórios; 3) Impostos, Taxas, Tarifas, Preços e Regulamentos; 4) Relação com a Sociedade; 5) Contratação Pública; 6) Transparência Económico-Financeira e 7) Transparência na área do Urbanismo.
Leia mais na versão digital do seu JB.