Assinar
Bairrada // Mealhada  

Mealhada: Corporação de Bombeiros reforçada com novos voluntários

O Chefe António Oliveira Gomes, da corporação dos Bombeiros Voluntários da Mealhada recebeu das mãos de José Gomes da Costa, representante da Liga dos Bombeiros Portugueses, o Crachá de Ouro, uma das mais altas condecorações atribuídas a Bombeiros no Ativo. A cerimónia teve lugar no passado sábado, 20 de dezembro, no quartel, na tarde em que seis novos bombeiros prestaram o seu juramento solene de servir a Mealhada e Portugal “dando a sua vida se preciso for”.
António Oliveira Gomes, de 63 anos, e com 43 de serviço voluntário na corporação mealhadense, junta-se ao seleto e restrito grupo dos Bombeiros Portugueses que enverga o Crachá de Ouro. “Para além do tempo de serviço, condição essencial para esta condecoração, o Chefe Gomes assumiu as funções de comandante em regime de substituição durante 11 meses, em 2007” justificou Nuno Castela Canilho, presidente da direção dos Bombeiros da Mealhada.
Mas a tarde não foi apenas de homenagem aos feitos do passado, disse também, na altura, Nuno Castela Canilho: “Garantimos o futuro e demonstramos a renovação do corpo ativo, hoje mesmo, com a promoção e juramento de seis novos bombeiros e o anuncio de que em janeiro de 2015 começaremos uma nova escola de Bombeiros”. “Ganhamos hoje seis novos bombeiros que deram provas de estarem à altura de ser operacionais de extraordinária qualidade”, afirmou ainda o dirigente.
A cerimónia de juramento e condecoração do Chefe António Gomes foi presidida pelo vice-presidente da Câmara da Mealhada, Guilherme Duarte, que na ocasião agradeceu o valoroso serviço que os Bombeiros da Mealhada prestam à comunidade e ao concelho da Mealhada. José Gomes da Costa, presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Aveiro e membro do Conselho Executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses, sublinhou o prestígio da corporação mealhadense e as lutas do futuro.
A noite terminou com a Ceia de Natal que juntou bombeiros e dirigentes, suas famílias, antigos bombeiros e antigos dirigentes num total de centena e meia de pessoas. Depois de, durante a tarde, ter decorrido a tradicional entrega de prendas e passeio pelas ruas da cidade com os filhos dos bombeiros e dirigentes.