Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Oliveira do Bairro na Feira de Natal de Lamballe

Uma comitiva de Oliveira do Bairro, de que fizeram parte o vice-presidente da Câmara Municipal Cristovão Batista e a vereadora Elsa Pires, esta na qualidade de presidente do Comité de Geminação com Lamballe, participou na Feira de Natal daquela cidade francesa, que decorreu entre 12 e 14 de dezembro. A embaixada bairradina contou ainda com a presença de Manuel Martins, vice-presidente do Comité de Geminação e um dos principais responsáveis e impulsionadores da ligação entre as duas cidades, bem como os artesãos do concelho Carlinda Santos, Cristina Soares e Horácio Fernandes, que participaram ativamente no evento.
Os responsáveis portugueses aproveitaram a presença em Lamballe para reunirem com o Comité de Geminação local, dando seguimento à preparação dos próximos projetos conjuntos. De salientar que esta viagem a França veio na sequência de um convite do Presidente da Câmara de Lamballe, Loïc Cauret, aquando da sua visita à cidade bairradina realizada em outubro último, que convidou os “amigos” de Oliveira do Bairro a visitarem e participarem na Feira de Natal.
Há cerca de 16 anos, a 18 de julho de 1998, o Município de Oliveira do Bairro e a Comune de la Ville de Lamballe (Bretanha – França) assinaram o Protocolo de Geminação entre as duas cidades, dando início a contactos, intercâmbios e iniciativas regulares, que criaram laços de fraternidade e amizade fundamentais para o desenvolvimento social, cultural e económico das duas comunidades.
A comunidade de Lamballe pertence à região da Bretanha e ao departamento de Côtes-d’Armor, uma região particularmente bela, hospitaleira, onde já se estuda português e se prezam muito os amigos de Oliveira do Bairro.