Assinar


Ciclismo // Desporto  

Palhaça recebeu alguns dos melhores atletas portugueses

Cerca de 400 atletas participaram, no passado domingo, no 13.º Grande Prémio “Vila da Palhaça – Oliveira do Bairro”. Uma competição que voltou a reunir os melhores fundistas aveirenses e algumas das principais figuras do atletismo nacional. Hugo Almeida, campeão de Portugal, venceu em seniores masculinos, enquanto Marisa Barros, maratonista olímpica, venceu a prova feminina.
A jornada, promovida pela ADREP, arrancou com os escalões mais jovens em ação, e logo com um pódio em tons bairradinos, em infantis femininos. Sofia Almeida (ADERCUS) foi a 1.ª classificada, seguida de perto por Adriana Caldeira (ADREP), que ficou com o 2.º posto.
Coletivamente, nesta categoria, a equipa da casa conquistou o segundo lugar, atrás do GRECAS, formação vencedora.
As equipas bairradinas voltaram a estar em destaque pouco depois, com Max Taranov (ADREP) a cortar a meta em segundo lugar, em benjamins “B”. Neste escalão, a equipa palhacense foi ainda terceira classificada, coletivamente. Igual classificação conseguiu a ADERCUS, no setor feminino.
Pouco depois, partiram para a estrada os atletas iniciados, com os bairradinos a estarem novamente em bom plano. Beatriz Rodrigues, da Serena, conseguiu o lugar mais alto do pódio feminino, ao passo que, no setor masculino, o “palhacense” João Pedro foi o terceiro mais rápido. Coletivamente, destacou-se a ADERCUS com o 2.º lugar em femininos.
Seguiram-se os juvenis, dois dos escalões mais competitivos da jornada. Neste particular, mesmo sem pódios para as equipas do concelho de Oliveira do Bairro, destacaram-se Miguel Vieira (4.º) e Carla Reis (5.ª), ambos da ADREP, nos respetivos setores.
Para encerrar o programa das categorias inferiores, partiram para a estrada, de forma conjunta, atletas benjamins “A”, masculinos e femininos. Individualmente, os melhores atletas do concelho voltaram a ser da ADREP: Inês Vieira Leitão (11.ª) e Martim Silva (9.º). Por equipas, venceu a formação da casa, em femininos, e foi segunda classificada, em masculinos.
As atenções estavam então viradas para a prova rainha, com alguns dos melhores atletas nacionais envolvidos. No setor masculino, a discussão foi acesa até ao final, mas quem levou a melhor foi Hugo Almeida (Campismo S. João da Madeira), atual campeão de Portugal, dos 3000m. Apenas 3 segundos depois, chegava Bruno Henriques (JOBRA). Rui Muga, do CA Mogadouro, fechou o pódio.
A corrida feminina, por sua vez, teve em Marisa Barros uma clara vencedora, que recolhia à partida total favoritismo. A maratonista olímpica não deu hipóteses à concorrência, deixando a mais de um minuto as atletas que completaram o pódio: Carla Martinho (ADERCUS) e Sara Pinho (Sporting). Coletivamente, o GRECAS levou a melhor, no setor feminino, enquanto o ACR Vale de Cambra foi a equipa vencedora, em masculinos.
Ainda envolvidos na prova rainha esteve um numeroso lote de atletas veteranos, distribuídos por cinco escalões. Os vencedores foram os seguintes: Jorge Pinto (S. João da Madeira), veteranos 1; António Fernandes (Vale de Cambra), veteranos 2; Mário Silva (Guilhovai), veteranos 3; Benjamim Soares (Guilhovai), veteranos 4; Carlos Ferreira (Guilhovai), veteranos 5. No setor feminino, esta categoria teve em Fátima Pinho (GRECAS), a atleta vencedora.
Uma jornada de sucesso, que só foi possível graças à mobilização de um numeroso grupo de voluntários, direta ou indiretamente ligados à ADREP, que durante todo o fim de semana estiveram envolvidos nos exaustivos preparativos. Igualmente importantes foram os apoios prestados pela Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Junta de Freguesia da Palhaça e várias empresas da região, que se associaram a este evento.