Assinar


Atletismo // Desporto  

ADREP garante final do Campeonato Nacional de Clubes

A ADREP apurou-se para a final do Campeonato Nacional de Clubes, classificando-se em 14.º lugar entre as cerca de 40 equipas femininas envolvidas na fase de apuramento. Com diversas prestações de excelência, a compensarem algumas baixas de última hora, as atletas que alinharam pela equipa da Palhaça estiveram quase sempre entre as melhores, e só assim garantiram a presença na final da principal competição coletiva do calendário da FPA.
Perante uma das mais competitivas fases de apuramento dos últimos anos, que ditou a eliminação de algumas das equipas habituadas a patamares cimeiros, a ADREP não vacilou e voltou a garantir presença na final pelo quinto ano consecutivo.
Um processo que chegou a parecer comprometido, com baixas de última hora, por lesão, e alguns reforços aquém das expectativas, que levaram a que a equipa palhacense não pontuasse em seis das catorze provas em disputa.
A final viria no entanto a ser assegurada de forma notável, com surpreendentes prestações de algumas das mais jovens atletas, que se agigantaram entre as principais figuras do atletismo nacional, em claras demonstrações de superação.
Neste particular, esteve em grande destaque Márcia Cardoso, que brilhou de forma assinalável, garantindo por si só quase um terço dos 185 pontos conquistados pela sua equipa formada por oito atletas. Numa só tarde, a velocista da ADREP foi 4.ª, nos 200m, 5.ª, nos 400m, e ainda integrou a estafeta que foi 8.ª, nos 4x400m. Em todos os casos, só foi superada por atletas representantes das equipas candidatas ao pódio nacional.
Habituada a superar-se nos grandes momentos, a jovem fundista Carla Reis, júnior de 1.º ano, foi outras das protagonistas, arrancando a 10.ª melhor marca, nos 800m, com 2m23s. Nove segundos melhor do que fizera uma semana antes, no Distrital de Seniores, para depois correr ainda o seu percurso, da estafeta de 4x400m, em impressionantes 61 segundos.
A ADREP voltava a surgir no top-10, nos 3000m marcha, através de uma prestação notável da veterana Sandra Leitão, que garantiu o 8.º melhor tempo da geral, com 15m35s, retirando quase meio minuto (!) à sua melhor marca da temporada.
Entre as atletas que reforçaram a equipa da Palhaça para esta temporada, surgiram mais duas prestações de grande nível. Filipa Silva, no triplo salto, conseguiu 10,72m, no derradeiro ensaio, e garantiu também um lugar (9.º) entre as melhores. A júnior de 1.º ano, Catarina Alves, por sua vez, garantiu o 13.º lugar, com um notável recorde pessoal, no lançamento do peso, de 10,08m, quase um metro e meio acima do seu melhor desta temporada.
A recuperar de lesão, distante da forma que a notabilizou na temporada passada, Erica Gomes pontuou com o 14.º melhor registo no salto em altura, com 1,45m, acabando por ficar aquém do exigido no salto em comprimento, com 4,53m.
O mesmo aconteceria com Daniela Lopes, que não conseguiu pontuar nas suas provas individuais: 1500 e 60m, acabando, no entanto, por revelar-se bastante útil na boa campanha da ADREP na corrida de 4x400m. E foi justamente na prova de estafeta, no encerramento da jornada, que se estreou Océane Conceição, juvenil de 1.º ano, ao mais alto nível do atletismo nacional, com um positivo contributo.