Assinar


Águeda // Bairrada  

“Não é necessária ligação Águeda-Aveiro”, diz EP/Refer

O presidente da EP/Refer, António Ramalho, disse esta terça-feira que não se justifica uma nova ligação rodoviária entre Águeda e Aveiro, reclamada por autarcas e empresários, porque as duas cidades já estão ligadas por autoestrada, a A1 e a A25.
“Águeda e Aveiro estão ligadas por duas autoestradas: basta apanhar a A1 e depois a A25”, disse António Ramalho aos jornalistas, no início de uma visita às obras de eletrificação do ramal ferroviário do Porto de Aveiro.
O presidente da EP/Refer salientou que “Portugal neste momento é o segundo melhor país, avaliado pelos investidores, do ponto de vista rodoviário”, e não está disposto a “competir com Omã”.
O presidente da Câmara Municipal de Águeda, Gil Nadais, reagiu de imediato e disse a JB que não sabe como classificar as afirmações do presidente da EP/REFER, António Ramalho, sublinhando que “este responsável não conhece a realidade local e demonstra uma falta de conhecimento brutal”. “António Carvalho referiu que temos duas autoestradas! Onde? Não sei se propõe que nos desloquemos a Aveiro Sul, entremos na A1 – nó do Mamodeiro e depois saíamos em Albergaria-a-Velha e apanhemos a A25 para ir para Aveiro”.
Gil Nadais referiu ainda que “aquilo que queremos é uma via rápida e não uma autoestrada”, justificando que “temos 9 mil veículos que diariamente vão de Águeda a Aveiro” e, para fazerem 8 quilómetros, demoram mais de 35 minutos.
O autarca reforçou que “os nossos empresários necessitam de ter ligações rápidas aos eixos principais do país”, desconhecendo “onde é que estão as estradas capazes de competir com Omã”.
PFC