Assinar


Anadia // Bairrada  

Anadia: Mais consultas de especialidade no Hospital

Um mês após a sua passagem para as mãos da Santa Casa de Misericórdia de Anadia, o balanço de atividade da Unidade Hospitalar da Santa Casa da Misericórdia de Anadia é bastante positivo em diversas áreas.
Ao Jornal da Bairrada, Maria João Passão, administradora do Hospital de Anadia, diz que a “consulta externa das especialidades com acordo com o Sistema Nacional de Saúde registou um aumento significativo de afluência, não obstante algumas dificuldades na referenciação eletrónica verificadas nos Centros de Saúde, mas que brevemente serão resolvidas.
A administradora avança também que se registou, desde o início de 2015, um considerável aumento do volume de utentes, que determinou o alargamento do período de funcionamento de alguns serviços do Hospital, nomeadamente a consulta externa, até às 22h. De igual forma, o bloco operatório está a ser equipado tendo em vista iniciar no próximo mês de março as cirurgias de Oftalmologia e Otorrinolaringologia. Neste momento, as cirurgias das especialidades de Cirurgia Geral, Ortopedia e Urologia estão a decorrer com normalidade.

Consulta aberta e SIGIC. Quanto à consulta aberta, que iniciou no dia 2 de fevereiro, tem tido uma procura acima do planeado, o que vai obrigar, a curto prazo, a um reforço do quadro clínico afeto a esse serviço, devendo, em breve, este hospital ser o destino dos doentes em lista de espera para cirurgia (SIGIC) em diversas especialidades.

Mais consultas. Maria João Passão adianta ainda já estarem disponíveis consultas particulares nas especialidades de Medicina do Trabalho, Consulta do Viajante, Oftalmologia, Dermatologia e Medicina Interna, seguindo-se, nas próximas semanas, a disponibilização de consultas particulares de Ginecologia, Cardiologia, Otorrinolaringologia, Pediatria e Urologia.
Numa unidade hospitalar que ficou com o seu quadro de pessoal bastante reduzido, a responsável admite que “o estado de espírito dos funcionários é de grande otimismo”, porque “estão motivados e empenhados neste projeto, que tem como objetivo principal prestar serviços de saúde de excelência e em tempo adequado às solicitações das populações da região”.
No passado dia 3, o Conselho de Administração do Hospital de Anadia reuniu com a presidente da Câmara Municipal para apresentar cumprimentos e dar a conhecer o projeto desta Unidade Hospitalar. Ambas as partes se mostraram interessadas em estabelecer parcerias, que nas mais diversas áreas beneficiem as populações, sobretudo as mais carenciadas.