Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia: Autarquia cria programa de apoio à cultura

O “Programa de Apoio Municipal ao Desenvolvimento Cultural” (PAMDC), documento que visa orientar a concessão dos apoios concedidos pelo município às entidades que desenvolvem atividade de natureza cultural, foi aprovado pela Câmara Municipal de Anadia, no passado dia 12 de março.
Na linha do que já havia acontecido em matéria de apoio à atividade desportiva, com o lançamento, em 2014, do ”Programa de Apoio Municipal ao Desenvolvimento Desportivo”, a autarquia cria agora um documento destinado a apoiar as entidades que promovam atividades de índole cultural.

Critérios e monitorização. No programa são sistematizados procedimentos e é criado um modelo criterioso de concessão de benefícios públicos, com o objetivo de assegurar uma efetiva monitorização da aplicação desses benefícios. Para tal, foram definidas as formas da sua concretização, fixados os critérios de seleção das ações ou projetos a apoiar, estabelecidos os métodos de avaliação dos apoios concedidos, e garantido o cumprimento dos direitos e das obrigações das partes.
Em matéria de apoio ao desenvolvimento cultural, o PAMDC vem juntar-se ao “Programa de Apoio a Projetos do Associativismo Cultural no Município de Anadia”, delineado para o apoio às associações locais na conceção e concretização de projetos que vão de encontro às grandes temáticas que, anualmente, a autarquia define em sede de Orçamento Municipal, e que, em 2015, são “Anadia, Capital do Espumante”, “Anadia na História e no Mundo” e “Centenário da Primeira Guerra Mundial”.

Importância das associações. Estes programas decorrem do reconhecimento por parte da autarquia de que as associações culturais são entidades que contribuem para o desenvolvimento local, dado o seu papel de promoção do conhecimento e de divulgação e preservação do património cultural, material e imaterial. Integram o projeto “Sentir Anadia”, uma estratégia de âmbito mais vasto e abrangente, delineada pela autarquia.
O PAMDC pode ser consultado no site do Município de Anadia (www.cm-anadia.pt), na página do projeto Sentir Anadia.