Assinar
Águeda // Bairrada  

Águeda assinala Dia Nacional dos Moinhos

No fim de semana de 11 e 12 de abril, no âmbito do Dia Nacional dos Moinhos que se assinala a 7 de abril, terá lugar pelo nono ano consecutivo o Dia dos Moinhos Abertos de Portugal, iniciativa organizada pela Rede Portuguesa de Moinhos, com o apoio da TIMS, Sociedade Internacional de Molinologia.

Pretende-se chamar a atenção dos portugueses para o inestimável valor patrimonial dos nossos moinhos tradicionais, de forma a motivar e coordenar vontades e esforços de proprietários, moleiros, organizações associativas, autarquias locais, museus, investigadores, molinólogos, entusiastas, amigos dos moinhos e população em geral.

Nos dias 11 e 12 de abril estarão a funcionar e abertos ao público para visita gratuita largas dezenas de moinhos em funcionamento, de todos os tipos, um pouco por todo o país. Cada moinho terá um programa de atividades próprio com visitas guiadas, animações, demonstrações, palestras e outras ações de sensibilização.

O município de Águeda promoveu a recuperação e valorização de um importante património molinológico em Macieira de Alcôba: dois moinhos (Moinhos do Chão do Ribeiro) e uma Moinhola, bem como um Lagar de Varas. A par salienta-se ainda a construção de um Centro Interpretativo do Milho Antigo e um conjunto de ações com vista à valorização cultural de saberes e sabores, bem como a promoção do ecoturismo no concelho.

No concelho de Águeda regista-se a adesão a esta iniciativa de três moinhos localizados na aldeia de Macieira de Alcôba, os quais foram alvo de um processo de recuperação no âmbito da criação da Aldeia Pedagógica do Milho Antigo. Nesse sentido, com a indispensável colaboração dos seus proprietários, o apoio da Câmara Municipal de Águeda e da Junta de Freguesia de Préstimo e Macieira de Alcôba, estarão abertos ao público os moinhos do Chão do Ribeiro e Moinhola de Macieira.