Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia coordena rede de bibliotecas premiada

A Presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Belém Cardoso, foi uma das intervenientes no fórum internacional “O Lugar da Cultura. Modelos de desenvolvimento para o século XXI”, promovido em Lisboa, no Centro Cultural de Belém, pela Secretaria de Estado da Cultura, tendo participado na sessão realizada no passado dia 17 de abril, durante a qual a Rede de Bibliotecas da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) recebeu o Prémio de Boas Práticas em Bibliotecas Públicas 2014, atribuído pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB).
Na qualidade de membro da CIRA e de subscritora do projeto da Rede de Bibliotecas desta comunidade, Maria Teresa Belém Cardoso interveio no painel “Estratégias para o Futuro da Leitura Pública em Portugal“, da sessão dedicada à “Política do Livro e das Bibliotecas”, que integrou as conferências sobre “Políticas culturais sectoriais”, promovidas pela DGLAB. Para a edil, “o Projeto Rede de Bibliotecas da CIM Região de Aveiro assume-se como um novo paradigma de trabalho, que veio desafiar a forma como as Bibliotecas Públicas gerem e disponibilizam o acesso aos seus recursos e serviços. Abraçar este novo arquétipo que derruba os limites que enquadram a tradicional definição de Biblioteca Pública é o seu desígnio. Aspetos como a propriedade e a tangibilidade da coleção e dos serviços diluem-se neste contexto para darem palco ao acesso. Os constrangimentos económicos e as dificuldades sociais e profissionais que as Bibliotecas Públicas enfrentam reforçam a debilidade em que as coloca o trabalho isolado”. Terminou afirmando que “reposicionar as Bibliotecas Públicas perante as oportunidades do trabalho desenvolvido pelas CIM’s é um percurso necessário, e desafiamos todos os bibliotecários do nosso país a trilharem o caminho do trabalho colaborativo e da gestão partilhada, em prol da prestação de um melhor serviço público!”.
Esta intervenção antecedeu a cerimónia de entrega do Prémio de Boas Práticas em Bibliotecas Públicas 2014, presidida pelo Secretário de Estado da Cultura, José Barreto Xavier, que distinguiu a Rede de Bibliotecas da CIRA, dinamizada por um grupo de trabalho que integra as bibliotecas municipais de Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga e Vagos, e que é coordenado pelo Município de Anadia.
Instituído em 2014, este prémio destina-se a distinguir, anualmente, projetos inovadores desenvolvidos por bibliotecas públicas municipais portuguesas, procurando “contribuir para o reconhecimento e para a valorização do papel social das bibliotecas públicas, promovendo a divulgação, partilha e difusão das boas práticas”.
A Rede de Bibliotecas da CIRA tem trabalhado de forma articulada, fomentando a partilha dos recursos de cada uma em prol dos utilizadores de todas as bibliotecas da rede, com o objetivo de harmonizar e otimizar os serviços disponibilizados. Segundo os promotores, “tudo se resume a pensar a Biblioteca Pública na lógica do acesso aos serviços que ela pode prestar aos cidadãos, independentemente da sua proveniência e da localização física da Biblioteca”. Para além dos ganhos de produtividade e de eficiência, o trabalho em rede tem permitido a criação de projetos comuns, de que é exemplo o Concurso Intermunicipal de Leitura, atualmente em curso, e o reforço da identidade regional, bem como um reconhecimento cada vez maior do papel das bibliotecas públicas. Os 4.500 euros deste prémio deverão ser investidos pela CIRA na sua Rede de Bibliotecas.