Assinar


Bairrada // Vagos  

Até ao final do ano, Vagos tem mais 13,75 kms de aceiros florestais

Aguiar Branco e Assunção Cristas, respetivamente Ministro da Defesa e Ministra da Agricultura e do Mar, estiveram, na última sexta-feira, em Vagos para testemunhar a assinatura de um protocolo com o Exército, avaliado em um milhão de euros, para a prevenção dos fogos florestais.
Pelo documento, subscrito com o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), o Exército compromete-se, em 2015, a abrir mais 350 quilómetros da rede primária de aceiros e a realizar 1500 horas de vigilância nas matas nacionais. No concelho de Vagos, serão abertos 13,75 quilómetros de aceiros.
Trata-se de renovar o Plano Faunos, através do qual a engenharia militar é colocada a desbravar a floresta para criar uma rede de acessos aos meios de combate aos incêndios, que servirá de contenção aos fogos florestais.
Em 2014 foram já abertos 250 quilómetros e este ano serão abertos mais, “num esforço muito positivo do Exército”, segundo a ministra da Agricultura e do Mar, que realçou o facto daquele ramo das Forças Armadas “estar atento e disponível para ajudar na defesa do território”.
Um passo pequeno, se for tida em conta que a rede primária está planeada para uma extensão de 11,5 mil quilómetros, mas como referiu na ocasião Rui Almeida, do ICNF, “é um processo de décadas que terá de ser feito paulatinamente”.
Leia mais na versão digital do seu JB.