Assinar


Águeda // Bairrada  

Em julho todos os caminhos vão dar ao AgitÁgueda

Vem aí a 10.ª edição do AgitÁgueda! De 4 a 26 de julho, o evento oferece 23 dias de intensa programação cultural com muitos espetáculos, animação de rua, DJ’s, performances, tasquinhas, o espaço Agitakids e o já célebre projeto “The Umbrella Sky”, uma instalação artística de milhares de chapéus-de-chuva coloridos que flutuam pelas ruas da cidade. A entrada é gratuita.
O cartaz musical integra alguns das melhores bandas nacionais e internacionais da atualidade, sendo estes os primeiros nomes confirmados: dia 4: D.A.M.A.; dia 5: Jorge Palma & Orquestra Filarmónica 12 de Abril; dia 11: Paulo Gonzo; dia 15: Capicua; dia 17: Selah Sue; dia 18: Rita Redshoes & Mimo’s Dixie Band; dia 24: Jimmy P + Convidado Valete; dia 25: Badoxa; dia 26: James Arthur.
O sucesso deste evento já é reconhecido a nível nacional e internacional, com a recente atribuição ao AgitÁgueda do selo internacional de Festival de qualidade (EFFE Label), atribuído pela EFFE, projeto da Comissão Europeia para uma plataforma europeia de Festivais. Esta distinção, feita entre mais de 30 países europeus, premeia os eventos pela sua qualidade artística, pelo seu impacto na economia local e pelas repercussões dentro e fora de portas.
Paralelamente, vai estar patente um outro projeto de arte urbana em que bancos de jardim, escadarias, colunas, entre outros, são pintados com variações cromáticas apelativas. Existe um roteiro da cidade dedicado a estas instalações.
O evento, que já constitui uma marca no cartaz cultural do município de Águeda, pretende ser um espaço de partilha de experiências entre a população local e todos os seus visitantes. O rio Águeda, o renovado Largo 1.º Maio e a tenda gigante onde decorrem os espetáculos são o palco privilegiado para todo o acontecimento onde a música, a cultura, a gastronomia e comércio local se juntam num acontecimento único.