Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia vai ter posto de carregamento para carros elétricos

A cidade de Anadia vai ter, em breve, um posto de carregamento de carros elétricos. A notícia foi avançada pelo executivo no Dia do Ambiente. O posto (o primeiro do género na região) vai ficar localizado na Praça da Juventude, junto ao posto B-And, em Anadia. Nesta fase inicial, não terá qualquer custo para os seus utilizadores. Neste momento, a autarquia procede à instalação da baixada elétrica, pelo que o equipamento deverá ser colocado até final do mês. Este equipamento terá capacidade para fazer o carregamento das baterias de dois carros ao mesmo tempo. Aos jornalistas foi revelado que, para utilizar o posto, os utilizadores terão de se registar no site da Mobi.E. Depois de receberem um cartão com um código que lhes permite fazer os carregamentos.
Sensibilização para questões ambientais. A edil Teresa Cardoso revelou ainda que a autarquia está, na área da educação, a dinamizar um conjunto de iniciativas que visam sensibilizar os mais novos para as questões ambientais.
Cinco escolas do concelho (Centros Escolares de Arcos, Paredes do Bairro, Sangalhos e as Escolas de Aguim e Tamengos) participaram num projeto intermunicipal que visa a redução dos consumos de água, eletricidade e gás, tendo nestes estabelecimentos sido instalados contadores inteligentes para monitorizar à distância os referidos consumos. Segundo a autarca, as escolas estão “a ter bons resultados”. O município está ainda a distribuir pelos diversos espaços públicos do concelho panfletos onde dá conta das boas práticas ambientais.
Também o projeto B-And, que conta com vários pontos de bicicletas em Anadia, Curia e Sangalhos, foi alargado às unidades hoteleiras do concelho, que poderão disponibilizá-las aos seus hóspedes e visitantes. A autarquia tem 50 bicicletas, número que a curto prazo.