Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Autarquia distribui kits de poupança de água

No Dia Mundial do Ambiente, celebrado a 5 de junho, a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro distribuiu a 400 alunos do 2.º, 3.º e 4.º anos, de cinco escolas do concelho, kits de redutores de caudal de água.
A iniciativa, que passou pelos Polos Escolares de Oliveira do Bairro, Vila Verde, Troviscal, Bustos e Palhaça, teve como objetivo sensibilizar os mais novos, e por arrasto as suas famílias, para a importância da redução do consumo de água, num quadro de sustentabilidade da região mas também do país e do próprio planeta. Na ocasião foram transmitidas dicas de poupança de água, a forma de se instalar o redutor de caudal entregue a cada criança e sugeridos gestos diários que promovem a melhoria do ambiente, como a separação dos resíduos, não deitar lixo para o chão, etc..
Esta ação de distribuição de kits que permitem poupar água (redutores de caudal) integra-se no projeto da Agência para a Sustentabilidade e a Competitividade da Região de Aveiro, que tem como objetivo dotar a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), que inclui 11 municípios, de um conjunto de práticas inovadoras, no contexto nacional e internacional, promovendo-a como uma região de excelência, dinâmica e competitiva, com práticas e metodologias diferenciadas, nomeadamente no que diz respeito à sustentabilidade.
Atuando em sete eixos temáticos (economia verde, eficiência energética, eficiência hídrica, construção sustentável, valorização dos resíduos, alterações climáticas e mobilidade suave e ecoturismo) o projeto procura contribuir para a identificação e promoção de oportunidades geradoras de mais-valias e crescimento para a região, a criação de postos de trabalho e a difusão de conhecimento e boas práticas.
Os projetos e ações que estão a ser desenvolvidas no âmbito da Agência pretendem também auxiliar as 11 autarquias da CIRA a cumprirem os objetivos nacionais e internacionais no domínio do desenvolvimento sustentável.