Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

De pequenino se sensibiliza para a violência contra idosos

O desafio consiste em tricotar “uma manta pelos direitos dos idosos”. A ideia nasceu no Centro Comunitário Paroquial de Nossa Senhora das Dores, em Caxias. Rapidamente se espalhou e já chegou a Oliveira do Bairro. Na quinta-feira, 28 de maio, oito avós aceitaram ir ao Centro Escolar tricotar e ensinar a tricotar.
“Trata-se de uma campanha que visa a sensibilização para os maus tratos contra idosos e que começou a ser divulgada pela Câmara Municipal de Oeiras”, explicou a JB a coordenadora do Centro Escolar de Oliveira do Bairro, Helena Soares. A campanha foi lançada a nível nacional no dia 9 de maio de 2014 e a primeira aparição pública da manta realizou-se nos Paços do Concelho de Oeiras, no dia 1 de outubro, assinalando o Dia Internacional do Idoso. Em março, a ideia chegava ao Centro Escolar de Oliveira do Bairro através da autarquia local. “Há muitas câmaras, instituições, empresas e escolas a aderir à campanha, em todo o país. A manta já foi até exposta na escadaria da Assembleia da República. O objetivo é entrar no Guiness, como a maior manta tricotada do mundo”, adiantou Helena Soares.
Os quadrados de tricot ou renda, de 30cm por 30cm, de várias cores, desenhos e pontos, vão aparecendo e alguns estão expostos à entrada do Centro Escolar. “Há professores que aprenderam naquele dia [28] a fazer tricot”, contou a coordenadora, dizendo ainda que, desde então, continuam a surgir verdadeiras obras de arte em tricot, “feitos pelas avós, mas também por mães, tias…” No final do ano letivo, seguirão para o Centro CP N.ª Sra. das Dores. “Aderimos à campanha porque verificamos que há crianças que são agressivas para com os seus avós. Abordámos, não apenas a violência, mas também a solidão, a falta de afeto. As crianças não estão ainda muito sensíveis a estas questões, mas tem de se lançar a sementinha.”