Assinar
Anadia // Bairrada  

Feira da Vinha e do Vinho: “Anadia Capital do Espumante” afirma-se com produtores em lugar de destaque

 

“Anadia Capital do Espumante” é a imagem que a Câmara Municipal de Anadia está determinada em afirmar naquela que é a 12.ª edição da Feira da Vinha e do Vinho.
O certame, orçado em aproximadamente 250 mil euros, decorre de 20 a 28 de junho, na zona do Vale Santo, em Anadia.
A apresentação da Feira decorreu no passado dia 1, na Estação Vitivinícola da Bairrada, em Anadia, local onde há 125 anos nasceu a produção deste emblemático produto da região.
Com inauguração marcada para as 11h, do dia 20 de junho (sábado), as novidades do certame foram reveladas em conferência de imprensa pelo vice-presidente da autarquia anadiense, Jorge Sampaio.
Embora a feira mantenha o mesmo figurino das edições anteriores, com vários artistas do panorama musical português a preencherem as noites destes nove dias de festa, a verdade é que as mudanças que vão acontecer pretendem colocar o espumante no centro de todas as atenções. Por isso, os produtores passam a ter um lugar de destaque na edição deste ano.

Espumante com lugar de destaque. O modelo de exposição do setor vitivinícola foi repensado com a colaboração da Revista de Vinhos e a promessa é de um espaço muito mais sério e profissional, à semelhança de certames internacionais.
Os produtores passam, assim, a estar no centro da feira. O Espaço Anadia Capital do Espumante mantém-se numa enorme tenda, mas com uma reorganização diferente.
Numa parceria com a Revista de Vinhos, foi estudada uma nova solução que fosse ao encontro das pretensões dos produtores da região e que viesse a dignificar o espumante. Assim, surge um wine bar onde, todos os dias, sete produtores vão ter os seus produtos à prova.
O visitante é convidado a comprar uma flute, por dois euros, que lhe dá acesso a sete provas. Depois, por 50 cêntimos, pode adquirir senhas para mais provas.
Esta nova modalidade, num espaço com um visual completamente diferente e apelativo, visa dar mais dignidade ao setor e ao produto bandeira – o espumante. Também aqui surge a loja de espumante, ao lado da venda de copos. À volta desta tenda vão ficar os stands do tecido empresarial da região.
Restauração e animação diversa. Ao nível da restauração mantêm-se os três restaurantes (O Sancho, Casa Sargento, Temudu’s), que durante os dias de certame vão disponibilizar aos visitantes a gastronomia típica da região.
Uma das novidades prende-se com o Espaço Sentir Anadia, este ano destinado a abarcar os stands das Juntas de Freguesia do concelho, tasquinhas que vão ser exploradas pelas associações e coletividades concelhias, existindo ainda neste local um Espaço Teatro, onde os vários grupos artísticos do concelho vão mostrar o seu trabalho. É neste local que também estará localizado o palco 2, designado por Palco Sentir Anadia.

Do Show Cooking ao Festival do Bacalhau. O espaço TEKA, localizado na tenda do espumante, à semelhança das últimas edições, vai ser animado por diversos show cookings que vão ter lugar de destaque, diariamente, entre as 20h30 e as 21h30. “Enxertia gastronómica com vinhos Bairrada” é a designação dada a esta iniciativa coordenada pela Escola Profissional de Anadia.
Os vários chefes vão fazer harmonizações entre pratos gastronómicos e espumante, que serão comentados pelos produtores. António Lagoa, Rogério Bento, Bruno Barradas, Pedro Santos, Orlando Castro são alguns dos chefes que o visitante poderá ver trabalhar ao vivo. No dia 25, o show cooking é dedicado ao Festival do Bacalhau de Ílhavo, numa parceria com a autarquia de Ílhavo.

Noites de música e de festa. Os espaços de animação para os mais jovens vão manter-se. Haverá espaço infantil, bares e diversões gerais. No stand do Município haverá um Espaço Cartão Anadia Jovem e um Espaço de Leitura em colaboração com a Biblioteca Municipal.
No palco 1 perspetivam-se noites de grande animação. Camané inaugura o certame (dia 20), seguindo-se Jorge Palma (21), Quim Barreiros (22), Diabo na Cruz (23), Anselmo Ralph (24), DAMA (25), Led On/Algarve Party (26) e Gabriel o Pensador (27). No dia 28, mantendo a tradição, as Marchas Populares encerram o certame, com entradas gratuitas.
O bilhete geral custa 14 euros e terá 50% de desconto para jovens (7 euros) desde que sejam possuidores do cartão Anadia Jovem. As entradas diárias custam 2 euros, sendo exceção os dias 24 e 27 (Anselmo Ralph e Gabriel o Pensador), que custam 3 euros. Os bilhetes estarão à venda, a partir do dia 11, na Câmara Municipal de Anadia, Piscinas Municipais, Biblioteca Municipal, Museu do Vinho Bairrada, Rota da Bairrada, Cineteatro e nas Juntas de Freguesia.
Catarina Cerca