Assinar
Anadia // Arcos // Bairrada // Mogofores  

Novo acesso ao Colégio de Famalicão (Anadia) facilita trânsito local

Foi recentemente assinado o protocolo entre a Câmara Municipal e os proprietários de dois terrenos (Maria Teresa Tovar de Lemos e Sérgio António Carvalho Videira/Sandra Filipa Ferreira Rocha) para a cedência de uma área de terreno que vai permitir rasgar um novo acesso àquele estabelecimento de ensino. Há muito desejada pelo Colégio, pais e alunos, este melhoramento deverá pôr cobro ao caos que todos os dias se vive no trânsito naquele local.
Este novo acesso irá deslocalizar a entrada no Colégio e no Centro Social de São José de Cluny.
A obra deverá começar ainda este ano e ficar concluída no primeiro trimestre de 2016.
O novo acesso será implantado em zona de expansão da área urbana, não abrangida pela REN nem pela RAN. Orçado em mais de 130 mil euros, terá uma extensão de 130 metros e uma faixa de rodagem de 6,5 metros, com dois sentidos de circulação, que inclui no seu limite a poente uma rotunda – zona de paragem, estacionamento ou viragem. É ainda contemplada com uma zona de estacionamento perpendicular e passeios em ambas as faixas.
Segundo a edil Teresa Cardoso, “trata-se de uma boa proposta ainda que não seja a solução ideal”, já que a seu ver deveria ter uma entrada e saída, “mas ao permitir a inversão de marcha o problema fica resolvido”, conclui.
Assim, o projeto prevê uma requalificação ligeira na Rua da Carreira mas também uma elevação do pavimento entre os acessos à Praceta Marquês da Graciosa e o novo acesso ao Colégio.
Paralelamente, vão ser construídas várias infraestruturas, sejam águas pluviais, iluminação, saneamento e comunicações.
A obra, que já foi lançada a concurso público, tem um prazo de execução de três meses.