Assinar
Bairrada // Oliveira do Bairro  

“Alameda Viva” vai animar comércio e cidade de Oliveira do Bairro

A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro e a Associação Comercial e Industrial da Bairrada (ACIB) são parceiras na implementação de um projeto de dinamização cultural e comercial da Alameda da Cidade.

O projeto Alameda Viva, que será colocado em prática ao longo dos próximos nove meses, tem como principais objetivos ativar o centro de Oliveira do Bairro e fazer com que a população da cidade e do concelho desfrute mais dos espaços públicos que a Alameda oferece, nomeadamente o Largo da capela de Nossa Sr.ª dos Aflitos, Largo Padre Acúrcio, Largo da Junta de Freguesia de Oliveira do Bairro, entre outros.

O projeto pretende ainda impulsionar a economia local, dando a conhecer os serviços e produtos que se podem encontrar no comércio da cidade, atraindo, simultaneamente, a população de todas as idades à rua, proporcionando-lhes experiências culturais e promovendo o encontro e a vivência do espaço público. Deste projeto, cujo investimento ronda os trinta mil euros, a autarquia e a ACIB esperam essencialmente um retorno que se fará sentir na economia local e na crescente utilização do espaço público por parte da população.

Nesta primeira fase, o projeto Alameda Viva vai consistir na animação e dinamização de vários espaços comerciais e públicos, de setembro de 2015 a maio de 2016, na primeira e terceira sexta-feira de cada mês, à exceção de setembro (dias 4 e 11), ao final da tarde, entre as 16h e as 18h, e depois num período inovador para o comércio local, entre as 21h e as 22h.

Da programação vão constar espetáculos ao ar livre, momentos artísticos dentro de vários espaços comerciais, ações de rua, performances, concursos e várias iniciativas cujas temáticas vão ao encontro das várias tipologias do comércio sedeado na Alameda da cidade. Integram esta programação, na sua grande maioria, grupos locais e do concelho, mas também algumas propostas novas que se vão dar a conhecer no espaço público da cidade. As iniciativas serão todas de acesso gratuito.

PROGRAMAÇÃO

4 de setembro

Largo Padre Acúrcio // Animação de rua com Certos Jovens Unidos;

17h30 Rastreio Visual (Mundial Ótica);

18h30 Promoção da Saúde Pública (Avelab);

20h30 Escola Aberta – visita às associações com sede na antiga escola primária de Oliveira do Bairro;

21h00 Concerto com Fanfarra Kaustica.

 

11 de setembro

Largo da Junta de Freguesia de Oliveira do Bairro // Animação de rua com Funk da Quinta

17h30 Demonstração de produtos ortopédicos (ortopedia JP);

18h30 Apresentação de pequenos domésticos (Eletro Santos);

20h30 Nova Coleção Outono-Inverno (To You Fashion);

21h00 Grupo Folclórico Identidade Lusa.