Assinar
Águeda // Anadia // Bairrada // Cantanhede // Mealhada  

Encontro com o Vinho e Sabores Bairrada 2015: “Está na mão de todos fazer da região, uma Região de valia inquestionável”

O Encontro com o Vinho e Sabores Bairrada 2015 “serve para que se comunique de outra forma e noutro posicionamento a Bairrada, e para que se diferencie de forma evidente os produtos certificados dos demais”. Estes são os dois principais objetivos deste evento que, anualmente, regressa ao Velódromo Nacional de Sangalhos.
A 3.ª edição tem lugar no próximo fim de semana – de 11 a 13 de setembro – e irá contar na cerimónia inaugural com a presença de José Diogo Albuquerque, Secretário de Estado da Agricultura, prevista para as 17h, de sexta-feira.
Numa organização conjunta da Turismo Centro de Portugal, Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB) e Município de Anadia, o evento volta a ter produção a cargo da Revista de Vinhos.

Mais de meia centena de stands. Na edição deste ano vão estar presentes cerca de 45 stands de produtores de vinhos Bairrada, número ligeiramente superior ao do ano passado.
No âmbito do certame, a CVB vai promover dois concursos em que o vinho é o tema principal: o ‘Concurso de Espumantes Bairrada 2015’ e o ‘Concurso Carta de Vinhos Bairrada 2015’. Os resultados vão ser anunciados e os prémios entregues durante o evento, respetivamente, no primeiro dia às 19h30 e no domingo, às 16h.
O ‘Concurso de Espumantes Bairrada 2015’ vai distinguir o que de melhor se faz na região. São admitidos a concurso espumantes brancos, rosados ou tintos com DO Bairrada ou IG Beira Atlântico, que serão premiados sob três categorias: com estágio até 24 meses; com estágio igual ou superior a 24 meses; e espumantes brancos em que a casta Baga esteja maioritariamente presente, ou seja, acima de 85%. Esta última uma categoria obrigatória em ano de lançamento do projeto ‘Baga Bairrada’.
O ‘Concurso Carta de Vinhos Bairrada 2015’ pretende escolher e premiar a excelência das propostas vínicas dos restaurantes estabelecidos na região Bairrada ou nas áreas adjacentes, com especial enfoque nos vinhos com Denominação de Origem Bairrada, dando a conhecer a diversidade e qualidade dos vinhos da região. São duas as categorias: Melhor Carta de Vinhos Bairrada, que pretende distinguir a melhor carta de vinhos dos restaurantes da Bairrada, com uma extensa e diversificada oferta dos vinhos da Região, em termos absolutos; e a Melhor Carta Vinhos Bairrada Preço-Qualidade, na qual a avaliação recai sobre a boa relação de preço face à qualidade dos vinhos disponíveis.
Pedro Soares, presidente da CVB, sublinha que o concurso Carta de Vinhos “pretende chamar a atenção da região para a necessidade de estarem mais produtos regionais certificados nas cartas dos nossos restaurantes”.
Mas gastronomia é também uma presença obrigatória no certame. Os cerca de 15 stands vão mostrar o que a região tem de melhor para oferecer nesta matéria, desde o Leitão assado da Bairrada, passando pelo pão da Mealhada, até aos Ovos Moles de Aveiro.

Visitantes de todo o país. Pedro Soares faz, por isso, um balanço muito positivo das duas edições já realizadas e que têm servido para que se comunique de outra forma e noutro posicionamento a Bairrada, e para que se diferencie de forma evidente os produtos certificados dos demais”.
A JB revela ainda que os visitantes são na sua maioria provenientes do eixo Aveiro-Coimbra, mas “é bom perceber que temos gente de toda a parte, até das ilhas a vir de propósito à Bairrada nestes dias”.
Ao nosso jornal confirma que a Bairrada está no bom caminho. “É importante que se perceba que nesta região apenas juntos podemos atingir objetivos maiores” e que passa por “proporcionar um melhor rendimento aos que trabalham as uvas… esse é o principal objetivo de uma DOC.” Ciente de que ainda existe um longo caminho a percorrer, diz que “os sinais são motivadores e que está na mão de todos fazer da região uma Região de valia inquestionável.”
Catarina Cerca
catarina.i.cerca@jb.pt