Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Alunos de Lamballe no concelho entre 8 e 14 de novembro

O concelho de Oliveira do Bairro vai receber 56 alunos de duas escolas francesas de Lamballe, num já habitual intercâmbio escolar, a realizar entre 8 e 14 de novembro, no âmbito da geminação entre as duas cidades.
Os jovens franceses serão acolhidos por alunos, e suas famílias, da Escola Secundária de Oliveira do Bairro (ESOB) e do Colégio Frei Gil – IPSB (Bustos), e terão a oportunidade de participar num programa bastante diversificado que passará por visitas a vários pontos do concelho, mas também a cidades como Porto, Aveiro e Coimbra, onde visitarão alguns dos pontos de maior interesse cultural. A par destas visitas, os alunos do Lycée Henri Avril terão também atividades ligadas ao teatro, na ESOB, enquanto que os jovens do Lycée Saint Joseph serão recebidos no IPSB, onde vão desenvolver os seus conhecimentos sobre as energias renováveis.
Desde 1998, ano da assinatura do protocolo de geminação entre as duas cidades, que alunos do concelho de Oliveira do Bairro visitam Lamballe e recebem em suas casas os seus congéneres franceses, num intercâmbio escolar que tem marcado não só a ligação entre as duas comunidades mas sobretudo todos aqueles que passaram por esta inesquecível experiência, que muitos não hesitam em repetir.
Depois de um ano de interregno, em 2014, que serviu para os comités de geminação das duas cidades repensarem os intercâmbios escolares, este é o primeiro ano em que existem temáticas subjacentes a toda a iniciativa e às atividades a desenvolver pelos alunos.