Assinar
Bairrada // Mealhada  

Mealhada: Outubro trouxe Centro de Interpretação Ambiental

O Centro de Interpretação Ambiental (CIA) da Mealhada abriu portas ao público, no passado dia 1 de outubro, Dia Mundial da Água. Trata-se de um espaço lúdico e educativo, equipado com modernos meios audiovisuais e preparado para realizar as mais diversas atividades pedagógicas. “Este é um espaço de enorme utilidade para os alunos do nosso concelho, mas não só: é para todos os cidadãos. É uma sala de aula apelativa que queremos que todos venham visitar”, afirmou o presidente da Câmara, Rui Marqueiro, na cerimónia de abertura, que contou também com a presença, entre outros, da delegada regional de Educação do Centro, Cristina Oliveira, do presidente da Fundação Mata do Buçaco, António Gravato, do diretor da Escola Profissional Vasconcellos Lebre, Nuno Canilho, e do diretor do Agrupamento de Escolas da Mealhada, Fernando Trindade.
Situado em pleno Parque da Cidade da Mealhada, o CIA está equipado para permitir a realização de diversas atividades pedagógicas relacionadas com o meio ambiente. Um espaço destinado a toda a comunidade, mas que terá uma especial importância para os alunos do concelho. “É mais uma ferramenta essencial à comunidade educativa. Vai ser um complemento para a aprendizagem que os nossos alunos já têm na escola, uma forma de os sensibilizar ainda mais pelas questões ambientais”, salientou o vice-presidente da Câmara, e responsável pelo pelouro da Educação, Guilherme Duarte.
A gestão deste equipamento resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal da Mealhada e a Fundação Mata do Buçaco. “É para mim uma honra e um privilégio poder estar ligado a este projeto. A dimensão deste espaço é ótima, a localização – no Parque da Cidade – é perfeita e aqui as crianças vão poder contactar e saber mais sobre tudo o que envolve o Ambiente”, sublinhou o presidente da Fundação Mata do Buçaco, António Gravato.
A delegada regional de Educação do Centro foi a última a discursar. Cristina Oliveira começou por dirigir a palavra às crianças que participaram na cerimónia de abertura, lembrando todos os presentes que o CIA é, sobretudo, para elas. “Os adultos tiveram muito trabalho para construírem este espaço e ele é para vocês, que serão os grandes portugueses e portuguesas de amanhã”, afirmou, elogiando o espaço. “Tem o tamanho ideal e tem tudo o que é necessário. Estou certa que este espaço irá responder às necessidades das vossas crianças”, salientou ainda a delegada regional, defendendo que o CIA vai promover o que cada vez mais os especialistas defendem: que as crianças estejam mais em contacto com a natureza.
O CIA vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h30 e das 13h30 às 17h.