Assinar
Bairrada // Mealhada  

Pampilhosa: Associações evocam centenário da Fonte do Garoto

O Grupo Etnográfico e de Defesa do Património e Ambiente da Região da Pampilhosa (GEDEPA) decidiu juntar as coletividades da Pampilhosa para celebrar os 100 anos sobre a inauguração da Fonte do Garoto, preparando, para o próximo dia 25, um programa festivo para marcar a efeméride.
Recorrendo ao Arquivo Municipal para perceber a história do momento, o GEDEPA lembra o “Auto de Entrega” que regista a cerimónia pública ocorrida a 1 de agosto de 1915, na qual notáveis locais doavam à Câmara o resultado da sua iniciativa. “Entre os principais dadores encontram-se os irmãos Adriano e Júlio Teixeira Lopes, que depois de trabalharem na fábrica das Devezas (Porto), fundaram na Pampilhosa a sua própria fábrica”, cita, continuando que “estes dois irmãos eram primos direitos do escultor António Teixeira Lopes e, dadas as relações familiares, quando se tratou de encomendar uma escultura para a fonte, aquele escultor foi escolhido e fez, para agrado de todos, uma peça a que chamou ‘O Garoto’”.
Integralmente custeado por particulares, a Fonte do Garoto, constituía, à época, um melhoramento notável. Existem fotos da sua inauguração, acontecimento que agora se pretende celebrar e recriar. A estátua original do Garoto, recorde-se, está exposta no salão nobre da Junta de Pampilhosa, que perante a onda de furtos de cobre, decidiu ali armazenar a mesma, colocando na fonte uma réplica de compósito.
Para celebrar o centenário da criação do monumento, o GEDEPA desafiou o Agrupamento de Escuteiros da Pampilhosa, os Bombeiros Voluntários da Pampilhosa, o Grupo Regional da Pampilhosa e a Filarmónica Pampilhosense para criar um programa festivo, que terá início às 12h30, com a concentração junto ao Jardim Municipal, seguindo-se o almoço com discursos alusivos à celebração, cortejo cívico até à Fonte do Garoto (14h30), recriação da cerimónia ocorrida a 1 de agosto de 1915, com guarda de honra, música e danças (15h), terminando com a inauguração da exposição de fotografias, pinturas e esculturas subordinadas ao tema “Chafariz do Garoto”, na sede da Junta, a partir das 16h.

JPT