Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia: Câmara Municipal cede instalações à EB e Secundária para a prática de Educação Física

A nova Escola Básica e Secundária de Anadia vai poder utilizar equipamentos do complexo desportivo municipal para as aulas de Educação Física, durante este ano letivo.
Aberto em setembro último, este equipamento escolar, orçado em mais de 15 milhões de euros, afinal tem falta de instalações para a prática de educação física, em dias de chuva.
Segundo revelou Teresa Cardoso, em dias de chuva, das sete turmas com Educação Física em simultâneo, existe apenas equipamento coberto (um pavilhão e um ginásio) para que quatro possam praticar desporto, correndo o risco de três turmas ficarem sem aulas.
Na última reunião de executivo, a edil Teresa Cardoso avançou que, após várias reuniões, aquela escola vai poder usar as piscinas municipais (duas vezes por semana, para os alunos do ensino secundário), campo sintético de 7 e os courts de ténis para a generalidade das turmas.
Com uma utilização mais restrita fica o campo sintético de 11 e o pavilhão dos desportos, que só será aberto para situações pontuais, tipo uma festa desportiva que envolva toda a escola.
“Depois de instalados, os professores de educação física insistiram num complemento à prática de educação física nas nossas instalações”, disse, avançando que se “criou a ideia de que iriam usufruir na íntegra de todas as instalações desportivas no complexo desportivo”, explicando também que “inicialmente essa situação esteve na base da discussão aquando da construção da escola com a Parque Escolar mas, até hoje, nada foi protocolado ou assinado e aquando das negociações o ex-edil Litério Marques sempre insistiu para que a escola tivesse autonomia nos seus espaços desportivos”.
Certo é que a Escola Básica e Secundária não pode utilizar todas as infraestruturas a seu belo prazer, logo “tem de haver equilíbrio e bom senso”, avançou a edil, destacando que a “câmara municipal terá custos acrescidos com a manutenção e desgaste dos vários equipamentos, assim como a afetação de mais recursos humanos para aqueles espaços”.
Na ocasião, a vereadora do PSD Lígia Seabra entendeu que o acordado com a escola poderia ir mais longe porque a proposta da câmara fica “aquém das necessidades da escola para a prática de educação física”.

Catarina Cerca